9 nutrientes que não podem faltar na sua mesa

Que comer é uma delícia, todo mundo sabe. Há alimentos crocantes, macios, que derretem na boca, etc. Além disso, há ainda alimentos que nos encantam pelas suas cores vivas, especialmente o vermelho, laranja e o verde.

Porém, hoje em dia sabemos que não é apenas o sabor e aparência que fazem os alimentos serem especiais. Os nutrientes de cada alimento, começaram a ser descobertos com o avanço da ciência, e são capazes de prevenir diversas doenças, por serem grandes fontes de antioxidantes, que combatem os radicais livres.

Confira os 9 melhores nutrientes e os motivos para que eles nunca faltem em sua mesa:

Vitaminas

As vitaminas são micronutrientes importantíssimos para o bom funcionamento do organismo. Elas estão entre os melhores nutrientes cuja função é ajudar no desenvolvimento das células, melhorar as funções metabólicas e ainda oferecem bem-estar tanto físico como mental.

1.      Vitamina A

A Vitamina A é muito importante para mulheres, pois ela ajuda a proteger o sistema reprodutivo.  

Além disso, ela também melhora a saúde dos olhos, da pele e dos cabelos. Finalmente, elas também previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.

Onde encontrar:

  • Vegetais alaranjados: abóbora, cenoura, mamão e manga;
  • Leite e derivados, especialmente o queijo minas;
  • Bife de fígado.

2.      Vitamina C

A Vitamina C já está é conhecida por muitos há alguns anos e também é a queridinha de todos, já que é fonte de um poderoso antioxidante. Ela atua no sistema imunológico, além de otimizar a síntese do colágeno. 

Além do colágeno, a Vitamina C é um dos melhores nutrientes para melhorar a absorção do ferro e, além disso, melhora a capacidade cicatrizante do nosso corpo. Para os atletas, a Vitamina C ainda contribui para a regeneração muscular.

Onde encontrar:

  • Frutas cítricas: Acerola, laranja e limão;
  • Vegetais: Cenoura e couve.

3.      Vitamina D

A Vitamina D também é um antioxidante que ajuda as células do nosso organismo a se manterem saudáveis. Além disso, elas também atuam na proteção do sistema cardiovascular e no sistema imunológico.

A Vitamina D é um dos melhores nutrientes, pois ajuda o organismo a absorver o cálcio e o fósforo e, consequentemente, ela é ótima para a saúde dos dentes e também dos ossos.

A deficiência de Vitamina D pode causar fraqueza, queda na imunidade, cansaço, sono e até mesmo a perda de massa óssea.  

Onde encontrar:

  • Ovos;
  • Leite e seus derivados como manteiga;
  • Cogumelos;
  • Carnes: peixe, bife de fígado.

4.      Vitamina E

A Vitamina E não é muito comentada, mas também é um dos melhores nutrientes, já que possui função antioxidante, que contribui para a saúde muscular e celular. Além disso, ela atua na prevenção da catarata, um problema que afeta cada vez mais pessoas com o avanço da idade.

Onde encontrar:

  • Gema de ovo;
  • Carnes magras;
  • Oleaginosas;
  • Semente de girassol;
  • Abacate.

5.      Vitamina K

A Vitamina K auxilia na coagulação do sangue e também melhora a saúde dos ossos, pois melhora a absorção do cálcio pelo organismo.

Onde encontrar:

  • Fígado orgânico;
  • Verduras;
  • Óleos vegetais;
  • Ovos.

Minerais

Você sabia que os minerais compõem 4% de nosso corpo? Por isso, eles influenciam na qualidade de vida. Eles atuam em várias funções vitais e no sistema nervoso central.

6.      Cálcio

O cálcio é o mineral responsável pela formação de seus dentes e ossos. Além disso, ele também atua no controle da pressão arterial, na coagulação sanguínea e também melhora a contração muscular.

Onde encontrar:

  • Leite e derivados: são as principais fontes do mineral;
  • Verduras, especialmente a couve.

7.      Ferro

Fundamental para o bom funcionamento de nosso organismo, o ferro atua na produção dos glóbulos vermelhos (hemácias) e no transporte do oxigênio para as células.

  • Onde encontrar: Carne vermelha;
  • Vegetais verde-escuros;
  • Leguminosas.

8.      Magnésio

O magnésio é um dos principais fornecedores de energia que o nosso corpo tanto para realizar atividades físicas intensas como também realizar as tarefas do dia-a-dia. Também contribui para o reparo dos tecidos, sobretudo as cartilagens, tendões e ligamentos. Por fim, também ajuda na contração muscular.

Onde encontrar:

  • Vegetais verde-escuros: brócolis, couve, escarola e espinafre;
  • Semente de abóbora;
  • Acelga;
  • Diversos tipos de feijão.

9.      Potássio

Sem o potássio, o seu coração simplesmente vai parar de funcionar. Em outras palavras, o potássio é um mineral que atua nas funções cardíacas e também no relaxamento do músculo.  Por conta disso, quem não consome potássio acaba sofrendo com as câimbras.

E não é só isso: o potássio também ajuda a controlar o nível de glicose e acidez no sangue.

Onde encontrar:

  • Banana, conhecida como a principal fonte de potássio;
  • Abacate;
  • Batata doce;
  • Feijão;
  • Leite e derivados.

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