A pasta de amendoim já é uma velha amiga dos estadunidenses e dos ingleses. Conhecida também como “manteiga de amendoim” ou “creme de amendoim”, ela é feita com amendoins torrados e moídos juntamente com seus óleos naturais.
Curiosamente, a pasta de amendoim foi um alimento para os mais abastados (lembra do “amendocrem”?). Mas ela se popularizou bastante como lanche, especialmente por conta dos desenhos e filmes em que se come pão com manteiga de amendoim e geleia.
Mas não foi essa versão doce que se tornou a queridinha aqui no Brasil, mas sim a versão integral. Além de enganar a vontade de comer doces, influencers fitness adotaram a pasta de amendoim como um pré-treino.
Agora, como é um alimento super calórico, muita gente ainda torce o nariz frente à possibilidade de adotá-lo na dieta. Afinal de contas, será que, por ser uma bomba calórica, faz mal para o organismo?
É o que você vai descobrir nesse artigo!
Benefícios da pasta de amendoim
A pasta de amendoim tem vários benefícios para a saúde, confira:
Previne doenças
Por ser rica em antioxidantes, a manteiga de amendoim previne a ação dos radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce. Dessa forma, ela previne diversas doenças, até mesmo as crônicas e degenerativas como o Alzheimer (o consumo regular reduz o risco de Alzheimer em 70%).
É um grande aliado da saúde do coração
A pasta de amendoim é rica em ácido graxo, conhecida como “gordura do bem”. É um nutriente que regula os níveis do LDL do organismo, o que previne a obstrução das veias.
Melhora o sistema imunológico
A manteiga de amendoim tem diversos nutrientes que atuam no sistema imunológico, tais como Vitamina E, Vitamina B6 e antioxidantes.
Previne o diabetes
Um estudo feito pelo Journal of the American Medical Association concluiu que o consumir entre duas a três colheres de sopa de pasta de amendoim, em até 5 vezes por semana, reduz em até 30% as chances de se desenvolver diabetes.
Isso acontece porque este alimento é rico em ômega 9 e fibras que regulam os níveis de triglicérides e também do açúcar no sangue.
Previne pedra na vesícula
Segundo estudos, o consumo regular de pasta de amendoim (aproximadamente duas colheres de sopa, 5 vezes por semana) reduz em até 30% o aparecimento de pedras na vesícula, provocadas pelo acúmulo de pedras compostas por cristais de colesterol na vesícula.
É aliada de quem pratica atividade física
A pasta de amendoim possui duas grandes propriedades que os praticantes de atividade física (especialmente a musculação) procuram: calorias e proteínas. Além disso, também é rico em potássio e magnésio, dois minerais que atuam na prevenção de lesões, recuperação de músculos cansados e diminuindo a fadiga muscular.
O melhor de tudo é que atende às necessidades dos atletas tanto no pré-treino como no pós-treino, veja:
- Pré-treino: a pasta de amendoim fornece energia para aguentar o treino. Além disso, se for consumido com algum tipo carboidrato, diminui o índice glicêmico e evita a hipoglicemia (mal-estar provocado pela queda no nível de açúcar no sangue) durante a atividade física.
- Pós-treino: ajuda a recuperar os nutrientes que foram perdidos durante a prática do exercício físico, além de recuperar o músculo e atuar na hipertrofia.
Melhora o crescimento muscular
Duas porções de pasta de amendoim oferecem diversos nutrientes importantíssimos para garantir a hipertrofia, como os aminoácidos e o potássio. Por isso, além de ajudar na formação dos músculos, também ajuda no crescimento da fibra muscular, previne a fadiga, etc.
Fortalece os ossos
Os ossos são os responsáveis pela proteção dos órgãos internos, além de ser quem sustenta o corpo inteiro. O magnésio, presente nesse alimento, é importante não só para a saúde dos músculos, mas também nos ossos.
Esse mineral é muito importante para mulheres na menopausa, pois previne a osteoporose.
Atua na perda de peso
Um estudo feito pela revista Obesity concluiu que consumir a pasta de amendoim de duas a três vezes na semana reduz o risco de engordar em até 30%. Isso acontece porque há diversos nutrientes que combatem a obesidade como o ácido oleico, as fibras e o Ômega 9.
Ganho de peso saudável
Pessoas que têm dificuldades de engordar devem encontrar uma maneira saudável de fazê-lo. O consumo de pasta de amendoim pode ser um grande aliado, pois além de possuir muitas calorias, é rico em diversos nutrientes.
Entretanto, é importante consultar um nutricionista, para que ele indique a quantidade adequada do alimento.
Como consumir pasta de amendoim
Como a pasta de amendoim possui uma grande quantidade de calorias, é importante não ultrapassar duas colheres de sopa diárias.
O creme de amendoim fica uma delícia como recheio de um sanduíche, tapioca, torrada ou bolo. Também é possível fazer bebidas, como smoothie, ou simplesmente misturar no iogurte.
Como não é doce, também fica legal em pratos salgados, como no frango.
Você pode, ainda, misturar com uma fruta para poder fornecer energia.
Você sabia que a pasta de amendoim era tão boa assim para a saúde? Acrescente este alimento em sua dieta e verá os resultados em pouco tempo! Caso não tenha certeza da quantidade de manteiga de amendoim que você pode consumir, consulte um nutricionista, especialmente se você tem o objetivo de emagrecer, engordar ou ganhar massa muscular.
Você gostou do artigo? Continue navegando em nosso blog para mais dicas sobre alimentação e saúde!