Nossos pais comiam gordura saturada, nossos avós comiam gordura saturada e todos os seres humanos até agora comiam alimentos ricos nesse tipo de nutriente.
Porém, há alguns anos se espalhou a ideia de que as gorduras saturadas são prejudiciais para o nosso organismo e que são, principalmente, grandes causadoras de problemas cardíacos, da obesidade e da elevada taxa de mortalidade.
Mas alguns estudos comprovaram que não é bem assim. Apesar de alguns aspectos negativos que envolvem, entre outras coisas, o excesso, as gorduras saturadas apresentam muitos benefícios para a saúde. Nesse artigo, você vai aprender tudo sobre esse tipo de gordura e a forma ideal de incluí-la em sua dieta.
Afinal de contas, faz bem ou mal?
Em primeiro lugar, é preciso entender o que significa o termo “saturada”: a estrutura química da gordura saturada possui átomos de carbono unidos por ligações simples, pois estão saturadas por átomos de hidrogênio. Por conta disso, geralmente os alimentos que são fontes dessa gordura são sólidos em temperatura ambiente.
Mas, afinal de contas, gorduras saturadas fazem mal ou bem? Na verdade, o excesso é o que prejudica a saúde. Mas, o que em excesso faz bem? Até mesmo a água, quando ingerida em excesso, pode causar danos ao organismo.
Para evitar problemas com o excesso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou um documento estabelecendo limites para o consumo de gorduras saturadas.
O que aconteceu foi uma grande confusão entre as gorduras saturadas naturais e as artificiais, conhecidas como Gorduras Trans. Produtos que possuem gorduras hidrogenadas são os principais causadores de problemas graves como diabetes, obesidade, etc. Além disso, produtos desta categoria possuem uma grande quantidade de sal e de carboidratos refinados.
Cortar ou não cortar as gorduras saturadas?
Por muito tempo, disseminou-se a ideia de que a melhor dieta, especialmente para emagrecer, é aquela que corta 100% qualquer tipo de gordura saturada.
Porém, como já dissemos, o ideal não é cortar completamente a gordura saturada, mas sim maneirar. Segundo a OMS, o ideal é que a ingestão diária de gordura saturada seja 10% das calorias que foram ingeridas em um só dia. No entanto, quem sofre de algum problema cardíaco não deve passar dos 7%.
Quais são os melhores alimentos ricos em gordura saturada?
A melhor forma de consumir gordura saturada é em alimentos ricos de origem animal, tais como:
- Carne bovina;
- Carne suína e derivados (torresmo, linguiça, bacon, banha de porco);
- Carne de frango com pele;
- Leite integral e seus derivados (queijo, nata, manteiga, iogurte, margarina, creme de leite);
- Gema do ovo;
- Óleo de coco e coco;
- Azeite de dendê;
- Manteiga de cacau.
Quais são os malefícios da gordura saturada em excesso?
O excesso de gordura saturada na alimentação está diretamente relacionado a problemas graves, tais como:
- Obesidade;
- Aumento do colesterol ruim (LDL);
- Diabetes;
- Doenças cardiovasculares;
- Vários tipos de câncer;
- Acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos;
- Infarto;
- Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Quais são os benefícios das gorduras saturadas?
E quando a gordura saturada é ingerida com moderação, há benefícios? A resposta é sim! Veja quais são:
- Aumento do colesterol bom;
- Auxilia na produção de hormônios importantes para o organismo;
- Auxilia no transporte das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K);
- Aumenta o tamanho do colesterol LDL, importante para a manutenção da vida humana;
- Não causa problemas cardíacos;
- Diminui o risco do Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- É mais nutritiva do que as versões zero, light e desnatado;
- Não corre o risco de estragar com facilidade quando são expostas à altas temperaturas;
- Contribuem para dietas de perda de peso, principalmente a Low Carb.
Você sabia que as gorduras saturadas eram tão “injustiçadas”? O segredo para se dar bem com esse tipo de gordura não é cortar, mas, como vimos, comer na medida certa.
Você deseja saber mais dicas sobre alimentação saudável e melhorar a sua qualidade de vida? Então, continue navegando em nosso blog!