Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/redetopgas/www/wp-includes/functions.php on line 6114
20 de julho é o Dia do Amigo – Rede Top Gás
Rede Top Gás

20 de julho é o Dia do Amigo

O Dia do Amigo é uma data um tanto quanto inusitada, isso porque é comemorado em três datas diferentes (ou até mais!). Na verdade, 20 de julho não é apenas o Dia do Amigo, mas é considerado o “Dia do Amigo e Internacional da Amizade”.

Essa data surgiu em Buenos Aires (Argentina) no ano de 1999, quando Enrique Ernesto Febbraro (1924 – 2008), inspirado pelo grande feito da chegada do homem à Lua (data que também é comemorada no dia 20 de julho), enviou 4000 mil cartas, afirmando “se o homem conseguiu unir-se aos seus semelhantes nada, realmente, era impossível”.

A data logo foi adotada oficialmente pelos argentinos e se tornou uma das maiores comemorações do país. A ideia se espalhou para outros países, como o Brasil.

Aliás, praticamente todos os países adotaram a ideia “inusitada” de Febbraro, afinal de contas, segundo ele, isso só foi possível por meio da união entre os seres humanos.

Por que o Dia do Amigo é comemorado em várias datas?

Você já chegou a se perguntar por que o Dia do Amigo é comemorado em várias datas? As mais comuns são 18 de abril, 20 de julho e 30 de julho. Mas, na verdade, há ainda outras datas por aí.

Dia 18 de abril é o Dia Nacional do Amigo. Apesar de não ser instituída por lei, os brasileiros adotaram essa data.

Dia Internacional da Amizade

É impossível negar a importância do dia 30 de julho para o mundo, pois essa data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Amizade.

Ela foi criada no dia 27 de abril de 2011, durante a 65° sessão da Assembleia Geral das Nações A ONU reconhece “a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo”.

43 países, inclusive o Brasil, que estavam presentes na reunião aceitaram a data com unanimidade.

A iniciativa foi apresentada conjuntamente por 43 países (incluindo o Brasil e quase todos os países sul-americanos), e foi aceita unanimemente pela Assembleia Geral naquela ocasião.

Mas a história do Dia Internacional da Amizade é um pouco mais antiga, do ano de 1958: Ramón Artemio Bracho, fundador da Cruzada Mundial da Amizade, foi quem idealizou a data, orientando a importância de difundir a cultura de paz e da boa convivência entre as nações.

E não para por aí

O Facebook tem o Instagram, o WhatsApp e também tem o seu próprio Dia do Amigo!

O Facebook tem mais de 3 bilhões de usuários, se somarmos as outras redes sociais. A escolha da data foi bem simples: a criação do Facebook foi no dia 4 de fevereiro, logo, esse é o Dia do Amigo.

Além disso, também temos o Valentine’s Day que, apesar de ser o Dia dos Namorados, muitos países também celebram a amizade, sobretudo entre os solteiros. Na verdade, no próprio Japão, onde a data é muito famosa, o “giri choco” é um presente dado para amigos.

Enfim, é muito difícil colocar uma data certa e exata para o Dia do Amigo e/ou Dia da Amizade. Pode-se dizer que o dia 20 de julho é uma fusão do Dia do Amigo e do Dia da Amizade.

Como e por que comemorar o Dia do Amigo de maneira consciente?

O Dia do Amigo desse ano (todos eles, aliás), caiu em pleno Isolamento Social. No entanto, é importantíssimo lembrar da principal mensagem nessa data: celebrar a amizade, não importa a distância.

Por isso, é muito importante proteger os nossos amigos, evitando aglomerações.

Por mais que alguns bares e restaurantes estejam de portas abertas, o mais seguro é aproveitar as redes sociais para deixar uma mensagem carinhosa para o (a) seu (sua) melhor amigo (a) ou, quem sabe, fazer uma chamada de vídeo!

Você gostou do artigo? Continue navegando em nosso blog para saber tudo sobre a história das datas comemorativas e, é claro, para muitas dicas de saúde e bem-estar!