Rede Top Gás

Como decorar a sala

Como decorar a sala é uma das principais dúvidas na hora de decorar uma casa, porque esse lugar é um dos cômodos favoritos, pois é onde recebemos visitas, descansamos, assistimos TV, etc.

Pensar direitinho como será a decoração da sala é importante para manter o ambiente de acordo com o seu estilo e com sua personalidade, mas também para fazer com que o estilo seja harmonioso, sem excesso ou uma bagunça de informações. 

Muitas vezes, as pessoas preferem contratar designers de interiores, pois não costumam se aventurar na decoração de ambientes. Seja por falta de dinheiro para contratar um profissional, seja porque simplesmente gosta, muitas pessoas gostam de decorar.

Para dar-lhe uma forcinha, separamos dicas de especialistas!

O primeiro passo é o planejamento!

Quem está decorando a sala costuma ter pressa, pois quer ver logo o resultado. Entretanto, colocar todos os móveis e acessórios às cegas é o maior erro que alguém pode ter na decoração de sala.

Isso porque a falta de planejamento pode causar errinhos básicos e amadores que poderiam ser evitados se houvesse um momento prévio de reflexão.

É claro que desejamos colocar tudo o que gostamos, para deixar o ambiente com a nossa cara. Entretanto, pode causar um choque de informações que cause estranhamento, além de deixar o lugar excessivamente abarrotado, parecendo mais um quarto de bagunça do que uma sala charmosa e aconchegante.

Em primeiro lugar, é necessário medir o espaço disponível e colocar tudo no papel. Se você estiver familiarizado com a tecnologia, é possível aproveitar um dos vários aplicativos que podem facilitar o planejamento.

Não se esqueça de que é importante que a circulação de pessoas não seja prejudicada. Isso porque não há nada mais constrangedor do que “se espremer” entre os móveis.

Noção de espaço é mais do que importante

Noção de espaço é fundamental para decorar a sala. Isso porque não adianta tentar colocar um conjunto de 3 sofás se a sua sala for pequena. Também não é legal deixar o cômodo “vazio” ou colocar um sofá tão pequeno que não seja capaz de aconchegar você, sua família e/ou seus convidados.

Se você tem a sala pequena, é possível, sim, colocar aquele móvel lindíssimo que você herdou ou que ganhou no casamento. Entretanto, nesses casos, é importante equilibrar a quantidade de móveis que serão colocados no ambiente.

É por isso que é importante fazer um planejamento, pois, colocando no papel ou utilizando um aplicativo, é fácil perceber que a sala está ficando abarrotada.

Escolhendo o estilo da sala e as cores

O estilo e as cores é, com certeza, um dos passos favoritos para a decoração da sala. Aliás, também é muito importante, pois definirá não só as cores das paredes, mas também possibilitará que você tenha em mente uma “paleta de cores” na hora de comprar o sofá e os móveis.

Em primeiro lugar, é preciso que você pense no efeito visual que você quer que a sua decoração de sala tenha: Por exemplo, o teto branco – com paredes mais escuras – dão a impressão de que o ambiente é mais alto. Já o teto de outra cor “rebaixa” a sua altura.

Pintar todas as paredes na cor branca ou de tons claros faz com que o ambiente fique mais amplo, enquanto deixar a parede de fundo em um tom diferente traz destaque para ela.

Lembrando que muitos sites de lojas de tinta possuem simulação de cores, o que permite uma decisão mais acertada.

Uma outra ideia é utilizar papeis de parede, pois possibilitam um efeito bem interessante e sofisticado, se esforçando menos.

Decidindo as cores, é importante decidir também o estilo da decoração. Ela será moderna? Clássica? Provençal? Tropical? Oriental? Ter o estilo em mente é fundamental para os próximos passos.

Escolhendo o sofá

O sofá é, com certeza, um dos principais pontos de como decorar a sala. Já dissemos e vamos repetir: tenha em mente o espaço disponível!

E, é claro, escolha o sofá pelo conforto que ele proporcionará e também a qualidade. Só depois você deve pensar na beleza do sofá.

O mesmo jogo de cores que fizemos com as paredes também pode ser feito com o sofá: cores mais claras ampliam o ambiente, enquanto cores mais escuras delimitam o espaço.

Saiba escolher a melhor TV e como posicioná-la

A TV é uma parte importante para a decoração da sala, mas também é muito complicada. Isso porque gostamos muito de ter um “cinema em casa”, com uma TV bem grandona.

Entretanto, o tamanho da TV está diretamente relacionado com o espaço disponível e é uma decisão que deve ser tomada com consciência.

Isso porque uma TV muito grande, em um espaço muito pequeno, faz com que o aparelho fique muito perto de quem assiste, o que prejudica a saúde dos olhos. Sem contar que, esteticamente, fica muito estranho.

Confira uma regrinha para calcular o tamanho da TV com base na medida de sua sala e a distância que você ficará do aparelho:

  • 2,40m até 2,80m: TV com telas até 32” a 37”;
  • 3,20m até 3,60m: telas de 42” até 47”;
  • No mínimo 4m para telas de até 52”.

Preste atenção à iluminação do ambiente, pois ninguém merece assistir TV com um reflexo atrapalhando a visão. Por isso, jamais coloque a TV contra a janela, pois será impossível de enxergar.

Escolher os móveis

Se você está decorando a sala, escolher os móveis é uma etapa fundamental. Entretanto, lembre-se de colocar primeiro o sofá para saber qual espaço você tem disponível.

Para escolher as cores dos móveis, vale a mesma regra de antes: móveis de tons claros deixam o ambiente mais amplo. O mesmo acontece com móveis fabricados com vidro ou acrílico.

Também é muito importante pensar em aproveitar o espaço e economizar: móveis que não têm muita profundidade. Aproveite móveis funcionais, que permitem que você aproveite todo o espaço e permitem uma melhor organização do ambiente.

Invista em móveis planejados, que garantem o melhor aproveitamento do ambiente, pois eles são feitos com base no seu interesse e no espaço disponível.

Iluminação

A iluminação é muito importante, pois um ambiente escuro pode forçar muito a visão em momentos de leitura. Além disso, salas escuras diminuem consideravelmente o ambiente.

Aposte em janelas bem posicionadas para aproveitar a luz do dia. Utilize também luminárias de parede (que dão um ar muito sofisticado à decoração da sala), abajur e um belo de um lustre.

Para evitar problemas quando a energia elétrica acabar, mantenha sempre uma lanterna em um local estratégico.

Escolhendo a melhor cortina

Não há como decorar a sala sem uma linda cortina. Isso porque, além de proteger os móveis da incidência dos raios UV, também garante privacidade, regula a temperatura, etc.

Prefira uma cortina que cubra a parede inteira, colocando-a no alto e deixando-a cair até o chão. Se estiver na dúvida, prefira cortinas brancas, que são clássicas e combinam com qualquer ambiente.

Escolhendo os acessórios decorativos

Os acessórios decorativos são os responsáveis pela personalidade na decoração da sala. Veja algumas sugestões de acessórios bonitos e funcionais:

  • Almofada: Se o seu sofá for mais claro, almofadas coloridas dão mais alegria ao ambiente;
  • Quadros: Quadros de família, paisagem, etc. dão mais personalidade à decoração da sala;
  • Nichos de madeira: Além de serem muito bonitos, os nichos são muito funcionais e melhoram a organização do ambiente;
  • Porta-controles: São muito úteis, pois permitem que você deixe seus controles sempre em um mesmo lugar;
  • Oratório: Se você for religioso, é interessante ter um oratório para abençoar a sua casa;  
  • Baús: Além de serem charmosos, os baús permitem guardar coisas importantes.

A decoração da sala pode ser um desafio, especialmente porque é preciso ter equilíbrio no estilo, cores, no aproveitamento do espaço, etc. Entretanto, é uma experiência muito gratificante!

Continue navegando em nosso blog para mais dicas de decoração e qualidade de vida!