Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/redetopgas/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Tudo o que você precisa saber sobre umectação capilar – Rede Top Gás
Rede Top Gás

Tudo o que você precisa saber sobre umectação capilar

A umectação capilar faz parte da segunda etapa do cronograma capilar: a nutrição. Entretanto, ela consiste na utilização de óleos vegetais e não necessita acrescentar qualquer tipo de creme (mesmo aqueles que são próprios para a nutrição capilar).

É claro que a umectação capilar é a queridinha entre as cacheadas, crespas, afros e também quem está passando por transição capilar? Isso porque os cabelos que têm o formato de espiral automaticamente são mais ressecados.

Mas, você sabia que esse processo é recomendado para todos (sim, TODOS) os tipos de cabelo? Até mesmo aqueles que são oleosos?

Isso porque a umectação é um processo que repõe a oleosidade natural das madeixas, diminui a quebra e evita o frizz.

Você quer aproveitar todos os benefícios da umectação? Então, leia o artigo até o final!

Conheça os óleos para a umectação capilar

Antes de entrar nos óleos para a umectação capilar, é importante deixar uma coisa muito clara: eles devem ser vegetais (ou seja, puros) e extravirgem!

Muitos óleos que são encontrados em perfumarias vêm com perfume e outros componentes (alguns, inclusive, que são prejudiciais, tais como parafina líquida, petrolato, parabeno e blá blá blá) que, em vez de ajudar, acaba piorando o problema, já que obstrui os poros e não deixa o couro cabeludo respirar.

Lembrando que poros obstruídos atrapalham o crescimento capilar, fazem com que os fios ficam mais finos e fracos, além de facilitar a quebra e a queda.

Azeite de oliva extra virgem

O azeite de oliva extravirgem é um dos produtos mais utilizados na culinária e, acredite, é superpoderoso para a saúde dos cabelos! Aliás, é um grande aliado das cacheadas e das crespas!

O primeiro motivo para esse sucesso é, naturalmente, o fato de que está presente em todas as cozinhas, é bem acessível não só em relação ao preço, mas também por ser um produto fácil de ser encontrado.

O azeite de oliva extravirgem devolve o brilho e a vitalidade às madeixas. Além disso, este óleo é um ótimo antioxidante, que combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Óleo de rícino

Também conhecido como óleo de mamona, o óleo de rícino é fonte de minerais e de Vitamina E.

É o queridinho das blogueiras, pois, além de ser excelente para acelerar o crescimento capilar, também previne e combate caspas e a coceira, já que tem propriedades antibactericidas.

Há, porém, um alerta: o óleo de rícino não deve ser aplicado sozinho, pois algumas pessoas têm dor de cabeça. Por isso, prefira aplicar juntamente com outro óleo, ou até um blending.

Óleo de coco

Outro queridinho, o óleo de coco é rico em diversos tipos de vitamina (K e E, por exemplo), ácidos graxos e ferros.

É um óleo muito poderoso, pois tem a capacidade de penetrar na fibra capilar, retendo a umidade natural das madeixas e criando uma camada protetora.

Dessa forma, os cabelos ficam macios, sedosos e brilhantes!

Óleo de argan

O óleo de argan não é tão conhecido assim, mas é uma grande aposta. Isso porque é super nutritivo e não só trata a fibra capilar, como também tem poder de rejuvenescimento!

Óleo de girassol

O óleo de girassol é muito útil para quem costuma se expor bastante ao sol e/ou ao cloro da piscina. Isso porque serve como um protetor solar natural.

E não é só isso: contém o frizz, a formação de pontas duplas e, é claro, deixa o cabelo bem macio e com aquele brilho!

Óleo de amêndoas doce

Assim como o óleo de coco, o óleo de amêndoas doce também tem uma capacidade muito grande de penetrar nos fios. E, além de ser ótimo para a nutrição das madeixas, também é interessante para hidratação.

O óleo de amêndoas doce também é fonte de vitaminas A e B.

Benefícios da umectação

Quanto aos benefícios da umectação, o primeiro deles é, justamente, a nutrição dos fios.

Dessa forma, ela é uma grande aliada de quem faz chapinha com regularidade ou passa por algum tratamento químico, já que o cabelo acaba perdendo a sua umidade natural e fica com o aspecto ressecado e sem vida.

A umectação remove os resíduos presentes no couro cabeludo, que obstruem os poros. Com isso, além de reduzir a caspa e a coceira, também estimula o crescimento das madeixas e combate a queda de cabelo.

Com os cabelos nutridos, o atrito entre os fios diminui. O resultado vai ser um cabelo sem nós e mais forte.

Quem sofre de calvície (ou tem tendência a desenvolver), então, pode umectar os cabelos!

Por fim, os cabelos ficam com um toque suave, macio e com aspecto brilhante.

Umectação capilar passo-a-passo

Você se interessou pela umectação capilar, mas não sabe como fazer? Não se preocupe, aqui temos o passo-a-passo completo!

  1. O primeiro passo é escolher o (s) óleo (s) e colocar um pouco de cada um em um recipiente de vidro;
  2. Aqueça o óleo (ou blend de óleos) durante 1 minuto no micro-ondas ou em banho-maria;
  3. Espere o óleo esfriar até ficar morno, para evitar acidentes e queimaduras;
  4. Separe o cabelo em pequenas mechas e vai aplicando um pouco do óleo em cada uma delas. Lembrando que, como é um produto 100% natural, você não só pode, como deve, aplicar no couro cabeludo;
  5. Vá enluvando os fios, com paciência;
  6. Massageie o couro cabeludo, para estimular a circulação sanguínea e garantir a máxima penetração dos princípios ativos dos óleos nos fios;
  7. Deixe o blend agir por, aproximadamente, duas horas;
  8. Passo opcional: Aplique Yamasterol de óleo de argan (ou outra máscara de nutrição) e espere alguns minutos;
  9. Lave os cabelos com shampoo, repetindo a operação até que você perceba que os óleos saíram;  
  10. Aplique o condicionador nas pontas dos cabelos, deixe agir por alguns minutos;
  11. Enxague;
  12. Finalize como de costume.

Quando fazer umectação capilar

Se os seus cabelos estiverem saudáveis, pode fazer umectação a cada dez dias, por exemplo.

Agora, se os seus cabelos estiverem bem ressecados, pode fazer umectação de uma a duas vezes por semana.

É importante observar que, apesar de o cabelo fica bonito desde a primeira aplicação, esse será um “efeito Cinderela”, ou seja, logo voltará a ter aspecto ressecado. Por isso, é importante manter a regularidade.

Mesmo que seu cabelo já esteja perfeito, é importante continuar fazendo esse tratamento, para continuar mantendo os benefícios.

Você já fez a umectação capilar? Já tem o hábito de usar os produtos que têm em sua cozinha para tratar os cabelos? Deixe um comentário!

Continue navegando em nosso blog para mais informações sobre saúde e bem-estar!