Rede Top Gás

Como Recuperar Dinheiro de Consórcio Cancelado

Na realidade do brasileiro, o consórcio é uma das maneiras mais simples e rápidas de se alcançar algum bem como casa, apartamento, moto, carro etc.

Nesse investimento, considerado a médio e longo prazo, um grupo de pessoas se junta e cada um dá um valor mensalmente. Uma empresa regulamentada pelo Banco Central administra esse grupo.

Então, todos os meses, uma pessoa do consórcio é sorteada e recebe uma carta de crédito com o dinheiro necessário para poder adquirir o tão sonhado bem!

Na maioria das vezes, o final é feliz, porém, com a quantidade de imprevistos que acontecem diariamente na vida do brasileiro, não é difícil passar por alguma dificuldade financeira que acabe atrapalhando o sonho. Ou ainda, qualquer outra razão que faça desistir do consórcio.

E, é claro, nesse momento surgem muitas dúvidas: é possível receber o dinheiro do consórcio cancelado? Como recuperar dinheiro de consórcio cancelado?

Seja qual for o motivo da desistência, existe uma boa notícia que serve para trazer um alívio: existe, sim, uma maneira bem fácil e rápida de recuperar esse dinheiro, que pode servir até mesmo para salvar na hora do aperto. Confira!

Uma observação importante

Em primeiro lugar, é muito importante que você saiba que existem algumas ressalvar em como recuperar dinheiro de consórcio cancelado: nem todo dinheiro voltará para você.

Isso porque a mensalidade do consórcio se divide em:

  • Dinheiro referente ao fundo comum, utilizado nas contemplações;
  • Taxa administrativa;
  • Seguro.

Infelizmente, apenas a taxa administrativa e o valor do seguro não podem ser recuperados.

Além disso, também existem outros detalhes que devem ser levados em conta:

Você não pode desistir de pagar as parcelas sem cancelar o consórcio, pois as parcelas serão contabilizadas e acabará virando uma bola de neve, com a inadimplência. Sem a regularização das suas dívidas, você não poderá concorrer aos sorteios.

Por fim, algumas empresas administradoras de consórcio aplicam uma multa por desistência.

Alternativas viáveis

Caso você ainda não esteja pronto para desistir do consórcio, a empresa administradora ainda pode renegociar o valor das parcelas bem como procurar reduzir o valor das parcelas vencidas, caso tenha deixado de pagar algumas parcelas.

Entretanto, se não tiver nenhuma outra opção, você pode transferir para outra pessoa ou, é claro, cancelar o consórcio.

Como recuperar dinheiro de consórcio cancelado rapidamente

Não teve jeito e você precisa cancelar o consórcio? Não se preocupe, pois é possível e você poderá fazê-lo sem maiores problemas. Afinal de contas, se o motivo que fez você desistir do seu sonho é uma dificuldade financeira, a última coisa que você precisa é de mais dor de cabeça, não é verdade? Então, vamos lá!

Se você está com o pagamento do consórcio em dia, deve contatar a administradora do consórcio e solicitar o cancelamento. Com o consórcio cancelado, você não precisa pagar as próximas parcelas.

Algumas empresas devolvem o valor do consórcio cancelado na hora. Porém, algumas devolvem o dinheiro durante os sorteios – por isso, é importante que você continue a acompanhá-los.

Agora, consórcios realizados antes da Nova Lei do Consórcio, Lei 11.795/2008, grupos que iniciaram antes de 06 de fevereiro de 2009, a recuperação do dinheiro do consórcio cancelado é feita depois de 60 dias. 

Desistir do consórcio após ser contemplado

A desistência do consórcio após a contemplação depende da carta de crédito:

  • Se você já usou a sua carta de crédito, você não pode desistir do consórcio a não ser que dê o bem adquirido como forma de garantia.
  • Se não usou a carta de crédito, é possível realizar um processo chamado de “descontemplação”.

Um último adendo: durante o consórcio e até mesmo para agilizar o processo de como recuperar dinheiro de consórcio cancelado é muito importante que você mantenha os dados atualizados.

Você gostou de nosso artigo sobre como recuperar dinheiro de consórcio? Esperamos que tenha esclarecido todas as suas dúvidas, mas, se precisar, fique à vontade para entrar em contato conosco!