Alho: muito mais do que um tempero

http://Photo by Sébastien Marchand on Unsplash

Muitas pessoas em todo mundo utilizam o alho para deixar a comida mais saborosa. Entretanto, há muito mais neste alimento do que um simples tempero.

O alho é exaltado por muitas civilizações antigas como na Babilônia, China, Egito, Grécia e Roma como uma planta comestível com propriedades medicinais incríveis.

Porém, para aproveitar todos estes benefícios, é importante que você pique ou amasse o alho e deixe descansar por 10 minutos antes de temperar o seu alimento.  Esse tempo de descanso é importante para aumentar a taxa de alicina, substância responsável pelos benefícios do alho.

Sem mais delongas, confira todos os benefícios do alho para a sua saúde!

1.      É altamente nutritivo

O alho é um alimento que possui muitos nutrientes para um valor muito baixo de calorias: 5 dentes de alho possuem, apenas, 42 calorias.

Em 28 g de alho é possível encontrar as seguintes quantidades de vitaminas e minerais:

  • 23% da ingestão diária recomendada de manganês;
  • 17% de vitamina B6;
  • 15%, de vitamina C;
  • 6% de selênio.

2.      É rico em alicina

A alicina é a substância que garante a grande maioria dos benefícios do alho, como atuar no combate aos vírus, aos fungos e às bactérias.

3.      Previne o câncer

Os sulfuretos de alila são responsáveis por causas aquele bafo inconfundível, mas também possuem propriedades benéficas, como combater diversos tipos de câncer:

  • Cólon;
  • Estômago;
  • Pulmão;
  • Próstata.

4.      Previne a aterosclerose e protege o coração

A aterosclerose é uma inflamação que causa a formação de diversos elementos nas artérias do coração e outros órgãos, como gorduras e cálcios. Com isso, a passagem do sangue é dificultada.

Além disso, o alho reduz os níveis de colesterol e os triglicerídeos. Desse modo, o alho se torna um grande aliado da saúde do coração.

5.      Melhora a circulação sanguínea

Por melhorar a circulação sanguínea, o alho pode prevenir a trombose e diminuir a pressão arterial.

6.      Possui propriedades anti-inflamatórias

Se você misturar os benefícios do alho com os do limão, você vai ter um excelente remédio contra varizes. Isso acontece por conta de seus efeitos anti-inflamatórios, firmadores e tonificantes.

Se você aplicar esta mistura sobre a pele, portanto, você terá um excelente detox, que ajudará na eliminação de toxinas e reduzir o dilatamento das veias.

Baixe Agora

7.      Melhora o sistema de asma e ajuda no sistema respiratório

O alho possui propriedades expectorantes e antissépticas que melhoram o sistema respiratório.

Por isso, o alho é usado desde o tempo de nossas avós para tratar problemas respiratórios como gripes, resfriados, bronquite e até ronco e asma!

8.      Melhora a imunidade

Quando consumido cru, o algo pode melhorar o sistema imunológico, já que é rico em vitamina C.

9.      Melhora a saúde da pele

O alho é um excelente antioxidante, que combate o envelhecimento precoce da pele causado pelos radicais livres. Além disso, a aliacina melhora o processo de cicatrização oriundas de problemas como a acne, alergias e demais doenças de pele.

10. Previne a queda de cabelo

Diversos estudos recentes apontam para os benefícios do alho para a beleza. Alguns deles, por exemplo, mostram que consumir o alho pode prevenir e reduzir a queda de cabelo.

11. Protege o cérebro

O consumo de alho pode proteger o cérebro dos danos causados pelos radicais livres, que vão oxidando as células. Com isso, o produto é essencial para prevenir demência e a doença de Alzheimer.

12. Melhora o desempenho sexual

O alho também é um excelente estimulante sexual, pois aumenta os níveis de testosterona e melhora a circulação sanguínea. Com isso, o alimento é capaz de combater a impotência sexual, prolongar a ereção e aumentar a libido.

Também há benefícios do alho para as mulheres, especialmente porque aumenta a lubrificação vaginal.

13. Combate a intoxicação por metais pesados

Diariamente, consumimos e aspiramos diversos metais pesados que causam prejuízos para a saúde, como o chumbo. O enxofre presente no alho é capaz de combater a intoxicação causada por estes metais, além de proteger os órgãos internos.

14. Melhora a forma física

Há muitos benefícios do alho para quem deseja emagrecer e/ou ganhar massa magra, por exemplo:

  • O alho é termogênico, o que faz com que o metabolismo trabalhe mais rápido;
  • Faz com que fiquemos mais saciados por mais tempo;
  •  Melhora a síntese de proteínas, o que garante o aumento da massa magra;
  • Evita que a gordura se acumule nos órgãos;
  • Melhora o desempenho de atletas durante o exercício físico;
  • Previne a fadiga muscular.

Por causa de todos estes benefícios do alho, pode-se dizer que é um alimento que aumenta a longevidade. E o melhor de tudo é que é muito fácil incluir na alimentação, já que é delicioso e fica bem com arroz, feijão, carnes, etc.

Você sabia que o tempero que você usa todo dia poderia ser tão poderoso? Para mais dicas de alimentação e saúde, continue navegando em nosso blog!

baixe nosso app e ganhe

5 reais

DE DESCONTO NA SUA PRIMEIRA COMPRA

DISPONÍVEL NA