Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/redetopgas/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Como evitar a contaminação de Covid-19 por alimentos! – Rede Top Gás
Rede Top Gás

Como evitar a contaminação de Covid-19 por alimentos!

A contaminação de Covid-19 por alimentos é uma coisa que preocupa muito as pessoas. Por isso, é importante esclarecer todas as dúvidas para evitar qualquer risco e, é claro, evitar também perder a cabeça sem motivos.

Antes de mais nada é importante esclarecer uma coisa: nenhum animal para consumo humano – ou seja, carne de boi, porco ou aves – é portadora do vírus da Covid-19 ou transmite a doença.

Sem mais delongas, veja por que é importante tomar cuidado com os alimentos e quais são as medidas necessárias para limpar o ambiente, evitar a contaminação de alimentos e também cuidados importantes na hora de receber uma comida por delivery.

Por que é importante tomar cuidado com os alimentos?

Em primeiro lugar, para evitar contaminação de alimentos pelo Novo Coronavírus, é importante saber como ela acontece. Como você já viu, os alimentos em si não são portadores da doença, apenas são veículos.

Em outras palavras, é o mesmo raciocínio de uma maçaneta, um celular, um corrimão ou qualquer outra superfície. Ou seja, é preciso que alguém que possua Covid-19 manipule ou caia gotículas (do nariz e da boca) para haver a contaminação.

E como passa para o ser humano? É simples: a pessoa que tocou na superfície contaminada dos alimentos leva a mão à boca e/ou ao nariz e os olhos e acaba contraindo a doença.

Como limpar o ambiente

Procedimentos simples de limpeza do ambiente são capazes de eliminar vírus e bactérias, sobretudo o Novo Coronavírus.

Além disso, também evita o que é conhecido como “contaminação cruzada”, ou seja, um alimento que possui um agente infeccioso passa para alimentos que não estavam contaminados.

As pias, bancadas, louças e quaisquer utensílios devem ser limpos e secos, sem sobrar resíduos de alimentos.

Já os eletrodomésticos (como geladeira, freezer, fogão, etc.) devem ser limpos regularmente, utilizando água, sabão e água sanitária.

É importante lembrar que as paredes, o chão e o teto também devem ser higienizados.

Como evitar a contaminação de alimentos

Evitar a contaminação de alimentos pelo Novo Coronavírus de alimentos é muito simples, pois basta higienizar bem os alimentos para que não haja nenhum perigo. Veja as nossas dicas:

  • Ao comprar qualquer produto alimentício, é preciso limpar todas as embalagens antes de guardar na geladeira ou despensa.
  • Remova qualquer folha danificada e as folhas mais externa. Em seguida, separe as folhas uma a uma e lave-as abundantemente com água tratada. Por fim, deixe em uma imersão de 15 minutos em uma solução feita com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária. Finalize passando novamente os vegetais folhosos em água.
  • Vegetais são folhosos e frutas devem ser higienizados da mesma forma, mesmo que você retire a casca ao consumí-los.
  • Cozinhar e fritar alimentos é o suficiente para evitar a contaminação de alimentos pelo Novo Coronavírus, quando o processo for feito corretamente. No entanto, é importante tomar cuidado para que não haja uma nova contaminação: não deixe que estes alimentos entrem em contato com alimentos crus, por exemplo.

Produtos que funcionam e não funcionam

Há alguns produtos que evitam a contaminação do Novo Coronavírus e outros que não são tão bons como parecem: por exemplo, vinagre culinário não é eficaz para matar o vírus.

Já os produtos à base de cloro, vendidos geralmente em supermercados e hortifrutis, são eficientes.

Tome cuidado com a água sanitária, pois, caso ela possua outras substâncias em sua composição, pode intoxicar o organismo.

Cuidados com o delivery

Com a pandemia de Covid-19, os restaurantes e demais estabelecimentos fecharam para consumo no local. Por isso, o delivery vem sendo a melhor opção para os consumidores não deixarem de comer um prato de seu restaurante favorito.

Da mesma forma que é o delivery, as retiradas no balcão e o drive-thru são muito importantes para manter os estabelecimentos de portas abertas e ajudar os colaboradores (não só funcionários, mas também os produtores).

Porém, também é preciso tomar muito cuidado com a entrega, pois o produto passa por muitas mãos (além do compartimento de entrega, que pode não estar higienizado como necessário).

Por isso, além de comprar apenas em estabelecimentos já conhecidos e que sejam de confiança, também é importante evitar contato com o entregador. Ou seja, procure pagar remotamente. Caso não tenha escolha a não ser utilizar o cartão de crédito ou o dinheiro, lave bem as mãos antes de mexer no alimento.

O Covid-19 é uma doença que pode ser fatal. Uma coisa preocupante é que quem não manifesta sintomas acaba contaminando superfícies (inclusive os alimentos) sem sequer saber. Por isso, é importante tomar todo e qualquer cuidado.

Lembre-se de usar máscaras sempre que sair de casa e, após chegar em casa e quando terminar qualquer procedimento de limpeza, higienize bem as mãos.

Você gostou desse artigo? Continue navegando em nosso blog para mais dicas sobre alimentação!