15 alimentos que melhoram o humor

Fonte: https://www.pexels.com/photo/bar-chocolate-dark-dark-chocolate-989427/

Você sabia que a sua alimentação tem uma relação direta com os sentimentos e que podem até incentivar problemas psicoemocionais como a depressão e a ansiedade. Um exemplo disso é que, quando estamos famintos, ficamos estressados.

A razão disso é que, quando isso acontece, o cérebro está associando a falta de nutrientes com risco à vida e, consequentemente, acredita que deve lutar pela sobrevivência. Um fato curioso é que o próprio cérebro se gasta praticamente 30% da taxa metabólica do corpo inteiro e, por isso, é necessário consumir alimentos que garantam o seu bom funcionamento, inclusive, é claro, alimentos que melhoram o humor.

A relação entre alimentos e serotonina

O cérebro produz os neurotransmissores, substâncias capazes de controlar diversas funções cerebrais. A serotonina é um dos mais importantes neurotransmissores, pois fornece ao cérebro sensação de bem-estar e até mesmo ajuda na saciedade. Desse modo, a serotonina é conhecida como o “hormônio da felicidade”.

Conheça alguns alimentos que melhoram o humor:

1. Arroz integral

O arroz integral é rico em vitamina B1, também conhecida como Tiamina. Ela é muito importante para o sistema nervoso, não só para melhorar o humor como também no combate ao stress.

Essa vitamina, contudo, é perdida na remoção da camada externa do arroz, com o objetivo de preparar o branco.

2. Frutas

Diversas frutas são ricas no aminoácido triptofano, que auxilia na produção da serotonina, tais como: abacate, banana, limão mamão, melancia e tangerina.

Além disso, a laranja também é um dos importantes alimentos que melhoram o humor, além de prevenir o stress.

3. Ovos

Os ovos também são grandes fontes de tiamina e também da niacina (B3), que colaboram para a melhora do humor, além de prevenir diversos transtornos mentais, inclusive o TDAH.

4. Leite e iogurte

Tanto o leite como o iogurte são fontes de cálcio, um mineral que tem o poder de evitara tensão, o nervosismo, a depressão e a irritabilidade.

5. Oleaginosas como amêndoas, nozes e castanha do Pará

Fazer um mix de oleaginosas garante a ingestão de uma boa quantidade de selênio, um poderoso antioxidante que combate a depressão e o stress.

6. Carboidratos complexos

Os carboidratos complexos auxiliam na absorção de triptofano pelo organismo. O triptofano, por sua vez, é um potente produtor de serotonina.

7. Grãos como aveia e centeio

Tanto a aveia como o centeio são grandes fontes de vitaminas do complexo B que, além de atuar no bom funcionamento do intestino, também auxiliam no combate à depressão e o stress.

8. Sementes, como abóbora e girassol

As sementes também são fontes de triptofano. Por isso, além de serem alimentos que melhoram o humor, este aminoácido também melhora a qualidade do sono.

9. Cenoura e Aipo

Vegetais crocantes como a cenoura e o aipo são excelentes para combater o stress, já que dão uma sensação de alívio para quem tem o hábito de ranger os dentes durante uma crise de irritabilidade.

10. Mel

O mel é outro grande produtor de serotonina e, por isso, é capaz de adoçar a sua vida, literalmente. Para isso, basta consumir duas colheres de sobremesa.

11. Carnes magras e peixes

As carnes também são grandes fontes do triptofano e, por isso, são capazes de oferecer uma grande sensação de bem-estar e até mesmo aliviar a sensação de dor.

12. Folhas verdes

O folato é outra vitamina do complexo B importantíssima para o combate à depressão, pois atua diretamente na redução dos seus sintomas. Por isso, capriche nas saladas de espinafre, brócolis e alface. Uma dieta pobre em folato, aliás, pode causar transtornos psicoemocionais.

O talo da alface, além disso, é rica em lactucina e o miolo possui lítio, que também são grandes atuantes no combate à depressão.

13. Soja

Rica em magnésio, a soja fornece energia às células e também reduz a fadiga. Quando o mineral é ingerido junto com o cálcio, possui efeito calmante.

14. Pimenta

As pimentas, sobretudo a pimenta vermelha, a malagueta e a pimenta-de-cheiro são ricas em capsaicina, uma substância capaz de aumentar o nível de endorfina, uma substância que também proporciona sensação de bem-estar.

15. Chocolate

Especialmente o chocolate amargo com 70% de cacau, o querido chocolate é um dos alimentos que melhoram o humor, por serem ricos em triptofano e feniletilamina, que produzem diversos hormônios que dão bem-estar e aumentam a disposição, como a serotonina e a endorfina, anandamida e teobromina.

O chocolate amargo com 70% de cacau ainda é um poderoso antioxidante. Uma curiosidade: os países com mais vencedores do Prêmio Nobel também são grandes produtores e consumidores de chocolate.

Não se esqueça de que você deve ter uma dieta equilibrada, além de fazer exercícios físicos, que também ajudam na produção de serotonina.

Você deseja saber mais dicas sobre alimentação saudável e melhorar a sua qualidade de vida? Então, continue navegando em nosso blog!

baixe nosso app e ganhe

5 reais

DE DESCONTO NA SUA PRIMEIRA COMPRA

DISPONÍVEL NA