Quais são os alimentos ricos em Ômega 3, 6 e 9 e quais são os benefícios?

Com certeza, você já ouviu falar dos Ômega 3, 6 e 9. Primeiro, começou com o Ômega 3 mas, de uns anos para cá, também entraram na moda os Ômega 6 e 9. Mas, apesar desse enorme sucesso, muitas pessoas não sabem direito o que são esses Ômega e, apesar de saberem que fazem bem à saúde, não sabem direito o que é.

Estes nutrientes são conhecidos como ácidos graxos essenciais, que servem como combustível para o nosso organismo. Na verdade, eles são importantes para todos os tipos de animais, especialmente aqueles que hibernam e os pássaros que têm o hábito de migrar, pois será a sua única fonte de energia.

Os Ômega 3, 6 e 9 são parte das gorduras insaturadas. No entanto, como são poli-insaturadas (ou seja, possuem mais de uma ligação dupla na cadeia), estes óleos essenciais, não são produzidos pelo nosso organismo. Por isso, é importante consumir alimentos ricos em Ômega 3, 6 e 9

Neste artigo, você vai aprender sobre cada um dos Ômega, os alimentos são ricos nestes nutrientes e os benefícios de cada um.

1.      Ômega 3

O Ômega 3 é encontrado, principalmente, em peixes de águas frias como o salmão. Além disso, as oleaginosas e as sementes de chia e linhaça também são fontes de Ômega 3.

Estre nutriente possui função anti-inflamatória e, consequentemente, ajuda a aliviar a dores nas articulações.

Outro papel importante que o Ômega 3 desempenha é impedir que gordura presente no sangue endureça, o que pode desencadear um infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

O Ômega 3 ainda ajuda na saúde do cérebro, além de prevenir e tratar a depressão.

É importante tomar cuidado com a suplementação de Ômega 3, pois as cápsulas podem estar conta contaminadas com mercúrio. Lembrando que alérgicos não podem consumir as cápsulas.

2.      Ômega 6

Apesar de estar presente em todas as células de nosso corpo, o organismo não pode produzir o Ômega 6 por si só. Por isso, é importante consumir as gorduras vegetais, que são ricas neste nutriente. Tais como: amendoim, nozes, óleo de soja e de canola.

O Ômega 6 auxilia na diminuição da pressão arterial, além de aumentar o colesterol bom ao mesmo tempo em que reduz o colesterol ruim.

Ademais, também melhora o sistema imunológico, na formação das membranas celulares e na síntese hormonal.

3.      Ômega 9

O Ômega 9 está presente no azeite de oliva e na amêndoa. Está relacionado com os hormônios como estrogênio e progesterona.

Além disso, também regula a temperatura corporal e aumenta a absorção de vitaminas A, D, E e K pelo nosso organismo.

Possui propriedades anti-inflamatórias e, por conta disso, previnem o câncer e doenças cardíacas. Naturalmente, também previne o envelhecimento precoce das células, tecidos e órgãos.

O Ômega 9 também proporciona sensação de saciedade, além de diminuir o estresse. Consequentemente, é capaz de reduzir a compulsão alimentar. Isso acontece porque ele reduz o cortisol, um hormônio que acaba causando o estresse e que também está relacionado aos momentos em que as pessoas costumam descontar na comida.

A dica é consumir o Ômega 3, 6 e 9 juntos. Desse modo, você vai ter os seguintes benefícios:

  • Melhora a saúde do sistema nervoso, inclusive a memória e a aprendizagem;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Melhora a saúde do coração, além de protegê-lo;
  • Regula os níveis de HDL, enquanto diminui os níveis do HDL;
  • Previne o entupimento das artérias;

Você conhecia o Ômega 3, 6 e 9? Sabia que era tão importante assim para a nossa alimentação. Se você gostou deste artigo, continue navegando em nosso blog, você vai encontrar tudo sobre alimentos e vida saudável!

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