Rede Top Gás

Saiba como a Hepatite A pode ser contraída por alimentos

Você sabia que a Hepatite A é transmitida por alimentos? Na verdade, quanto menos higiene e infraestrutura tiver uma família, mais há risco. É por isso que o Brasil é um dos países que possuem uma taxa elevada da doença.

Para conscientizar a população para prevenir a Hepatite A, B e C, o mês de maio ficou conhecido como Maio Vermelho. Especialmente porque o fígado é um dos órgãos mais importantes de nosso corpo e, por isso, é importante que esteja sempre saudável.

Nesse artigo, você vai descobrir o que é a Hepatite A, quais são os sintomas, como é feito o diagnóstico, o tratamento e como se prevenir.

O que é a Hepatite A

A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda, transmitida por via oral-fecal. O vírus VHA é transmitido de uma pessoa infectada para uma pessoa saudável; por meio de alimentos e por meio da água contaminada – daí vem o problema do saneamento básico.

O mais preocupante é que o vírus é resistente às mudanças ambientais e às temperaturas negativas (até 20°C). Também sobrevive por até 4 horas na pele das mãos.

Sintomas da Hepatite A

A hepatite A pode ou não manifestar sintomas. Quando eles aparecem, o tempo de manifestação pode variar entre 15 a 50 dias após contrair o vírus. Os sintomas da infecção são:

  • Cansaço;
  • Dor muscular;
  • Febre;
  • Fezes amarelo-esbranquiçadas;
  • Mal-estar;
  • Urina escura.

Em geral, os sintomas acabam sendo confundidos com uma simples virose, por serem muito vagos.

No entanto, muitas vezes, os sintomas são tão vagos que podem ser confundidos com os de uma virose qualquer. O paciente continua levando vida normal e nem percebe que teve hepatite A.

Apenas 1% das pessoas que contraem a Hepatite A apresentam a forma aguda da doença, cujo sintoma principal é a falha hepática.

Em alguns casos, a pessoa não manifesta nenhum sintoma. Mas, ainda assim, continua sendo capaz de transmitir a doença para uma pessoa saudável.

Como é feito o diagnóstico e tratamento da Hepatite A

O diagnóstico da Hepatite A é feito no laboratório, onde um exame de sangue ou de fezes identifica a presença do antivírus do HAV.

A Hepatite A tem cura e o profissional de saúde indicará o melhor tratamento após o diagnóstico da doença. É importante que o paciente obedeça às recomendações médicas para poder retomar à vida normal.

Uma das mais importantes medidas para tomar no tratamento da Hepatite A é abolir o álcool durante três meses para poupar o fígado.

Formas de prevenção

Há diversas maneiras simples, mas eficazes, de prevenir a Hepatite A. Confira:

  • Os frutos do mar são um dos principais alimentos transmissores do vírus. Por isso, é importante cozinhá-los bem antes de comer;
  • Somente coma ostras e mariscos crus que você saiba a procedência;
  • Conhecer a procedência dos alimentos e das refeições que come é importante para evitar a contaminação;
  • Quando não existe água tratada, é importante ferver a água antes de consumir;
  • Lave muito bem as mãos antes de se alimentar e depois de trocar fraudas ou usar o banheiro. Esta atitude já é o suficiente para evitar o contágio;
  • Deixe de molho os alimentos que serão consumidos crus durante meia hora;
  • Lave cuidadosamente todos os utensílios de cozinha;
  • Não deixe os filhos brincarem perto de esgoto a céu aberto;
  • Não construa fossa perto de nascentes de rio, para não haver contaminação;
  • Se houver alguém com Hepatite A em casa, é importante lavar o banheiro com água sanitária ou hipoclorito de sódio a 2,5%;
  • A higiene deve ser rigorosa em creches, pré-escolas, restaurantes, etc.

Importância da vacina contra Hepatite A

Apesar da vacina contra Hepatite A não estar entre as vacinas oferecidas pelo Ministério da Saúde e que fazem parte do Programa Oficial de Vacinação, é importante se vacinar quando há alguém infectado em casa. Também é importante vacinar as pessoas que fazem parte do grupo de risco, como crianças.

Há duas vacinas diferentes para a Hepatite A: uma delas é aplicada em duas doses, respeitando o intervalo de um semestre. A outra vacina também é tomada em seis meses, mas são três doses.

Você gostou do artigo? Não se esqueça de que a prevenção deve ser feita sempre!

Continue navegando em nosso blog para mais dicas sobre alimentação e saúde!