Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/redetopgas/www/wp-includes/functions.php on line 6114
junho 2020 – Rede Top Gás
Rede Top Gás

19 de junho: Dia do Cinema Brasileiro

Dia 19 de junho é o Dia do Cinema Brasileiro. É claro que a simples menção de “filmes brasileiros” faz a maioria das pessoas torcer o nariz.

Mas, você sabia que a produção cinematográfica brasileira está a todo vapor e a maior prova de sua qualidade é que está ganhando cada vez mais espaço nos festivais mundiais.

A fim de valorizar o que o cinema tem de melhor, o governo nacional incluiu, no dia 27 de junho de 2014, a Lei nº 13.006 de 26 de junho de 2014 nas Leis de Diretrizes e Bases (9.394/96).

De acordo com a lei, as instituições escolares devem dedicar, no mínimo, duas horas por mês à exibição de filmes nacionais.

Esta lei foi muito importante para o cinema nacional, pois, além de haver diversos filmes que podem ser pedagogicamente enriquecedores, também ajuda o povo brasileiro a reconhecer a sua grande riqueza, que é a sétima arte.  

Filmes brasileiros para curtir na Quarentena

Nossa equipe selecionou cuidadosamente os melhores filmes brasileiros, especialmente para você aproveitar o Dia do Cinema Brasileiro em grande estilo!

Acredite se quiser: vai ser difícil você escolher um só entre a nossa seleção de Filmes Nacionais. Temos filmes incríveis de todos os gêneros: comédia, ação, cotidiano, romance, etc. Todos eles carregando características que apenas nós, brasileiros, conhecemos.

Então, prepare a pipoca, apague a luz e feche as cortinas. Prepare-se para se apaixonar pelos filmes brasileiros!

O Auto da Compadecida

Quem não se lembra da frase “não sei, só sei que foi assim”, proferida à exaustão por Chicó, personagem de Selton Melo?

O filme retrata a vida de Chicó e João Grilo (Matheus Nachtergaele), dois nordestinos pobres que precisam enganar a população de Taperoá (vilarejo localizado no sertão da Paraíba) como meio de sobrevivência.

Os golpes – que até o diabo e Jesus duvidam – aplicados pela dupla fazem com que eles conquistem grandes inimigos, como Severino de Aracaju, um perigoso cangaceiro.

Depois de se meter em tanta confusão, apenas Nossa Senhora (Fernanda Montenegro) poderá salvá-los do fogo do inferno! Baseado no livro em cordel de Ariano Suassuna, o filme mostra a tradição e crendices do Nordeste, além de ser uma verdadeira aula de história, em uma época em que os grandes coronéis, cangaceiros e a própria Igreja Católica estavam no controle.

Lisbela e o Prisioneiro

Lisbela (Débora Falabella) é uma moça rica, que vive uma vida confortável em Vitória de Santo Antão. Filha do tenente da cidade (André Mattos) e órfã de mãe, ela passa o tempo no cinema, vendo seriados de romance, comédia e aventura.

Sonhando que poderia viver uma história parecida com a dos filmes, Lisbela conhece Leléu (Selton Mello), um vigarista que chega fugido do matador Frederico Evandro (Marco Nanini), que o jurou de morte por ele ter se deitado com Inaura (Virginia Cavendish). 

Os dois rapidamente se apaixonam, mas então os problemas aparecem: não só Lisbela está noiva de Douglas (Bruno Garcia), um rapaz rico que estudou no Rio de Janeiro e “só fala cantando”, como Leléu também precisa lidar com a apaixonada Inaura e com o vingativo Frederico Evandro.

Caramuru: A Invenção do Brasil

Saindo do Nordeste, Caramuru: A Invenção do Brasil retrata as praias brasileiras dominadas pela tribo Tupinambá, no contexto das Grandes Navegações.

Diogo Álvares (Selton Mello) é um talentoso artista português, que acaba arranjando problemas com Dom Vasco de Athayde (Luís Melo), um poderoso traficante de escravos.

Contratado por Dom Jaime (Pedro Paulo Rangel) para ilustrar o mapa que guiaria a esquadra de Pedro Álvares Cabral, Diogo cai na armadilha de Isabelle d’Avezac, marquesa de Sevigny (Débora Bloch), que foi contratada por Dom Vasco para roubar o mapa.

Diogo é degredado e acaba no navio comandado, justamente, por Dom Vasco. Foi então que ele conheceu um “mochileiro” degredado, que comete crimes apenas para ser degredado. Na mesma noite, o navio naufraga e eles param em uma praia do Brasil.

Foi então que Diogo Álvares conheceu a bela Paraguaçu (Camila Pitanga) e Moema (Deborah Secco), duas irmãs indígenas que iniciam um triângulo amoroso sem pecados.

Diogo, então, será obrigado a enfrentar o chefe dos Tupinambás (Tonico Pereira), que deseja assá-lo e fazer um banquete para a sua tribo canibal. Por um golpe do destino, ele convence os índios que é Caramuru (o Deus do Trovão) e se torna o chefe da tribo.   

Quando Diogo embarca em uma caravela de volta para a Europa, Paraguaçu o segue e, agora, deve aprender o modo de vida europeu e enfrentar Isabelle.

Central do Brasil

Fernanda Montenegro foi indicada ao Óscar de Melhor Atriz pela sua grande atuação em Central do Brasil.

No filme, ela dá vida à Dora, uma ex-professora amargurada que “ajuda” pessoas analfabetas a escrever cartas. No entanto, ela nunca postou as cartas e ficou com o dinheiro para si.

É então que ela conhece Josué (Vinicius de Oliveira), um menino de 9 anos de idade que acabou de perder a mãe, que foi atropelada por um ônibus.

Ele deseja encontrar o pai, que nunca conheceu. Relutante, a ex-professora acompanha Josué em sua jornada pelo interior do Nordeste.

Aquarius

Todos os apartamentos do prédio “Aquarius”, localizado na cobiçada Av. Boa Viagem (Recife) foram comprados pela Construtora Bonfim, que deseja derrubar o prédio de três andares para construir um prédio novinho e suntuoso no lugar.

Todos, aliás, menos um: o apartamento de Clara (Sônia Braga), uma jornalista aposentada de 65 anos, viúva e mãe de três filhos que já seguiram as suas vidas. Ela herdou o apartamento da tia e teve muitos momentos de felicidade com seu falecido marido e seus filhos.

Por conta de suas inúmeras memórias afetivas, Clara recusa firmemente vender o seu amado apartamento, mas é frequentemente assediada pelo engenheiro Diego (Humberto Carrão), que lhe oferece ofertas e ameaças para fazê-la mudar de opinião.  

Clara é um grande exemplo de mulher empoderada, instruída e sexualmente ativa, que está disposta a desafiar a grande construtora em prol de seus ideais.

Bacurau

Quem disse que o Brasil não sabe fazer filmes futuristas? O filme se passa num futuro próximo, onde a cidade de Bacurau acabou de perder Carmelita (Lia de Itamaracá), a sua matriarca de 94 anos de idade.

Pouco tempo depois, uma coisa muito estranha começa a acontecer: drones começam a sobrevoar pela cidade e estrangeiros aparecem, desejam exterminar a população da cidade, que começa a sofrer um ataque, com carros sofrendo tiros e cadáveres aparecendo.

Para sobreviver, os habitantes da cidade precisam se unir para descobrir quem é o inimigo e descobrir uma maneira de se defender.

Minha mãe é uma peça (trilogia)

O fenômeno “Minha mãe é uma peça” foi baseado no monólogo teatral de Paulo Gustavo. Ele resolveu transformar sua mãe, Déa Lúcia Vieira Amaral em inspiração para Dona Hermínia (Paulo Gustavo), uma mulher de meia idade que foi trocada por uma mulher mais jovem e bonita (Ingrid Guimarães).

Superprotetora, ela não deixa os seus filhos – Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo) – em paz, pois não reconhece que eles já estão crescidinhos.

Ao descobrir o que seus filhos pensam de seu comportamento, ela decide tomar um chá de sumiço, sem avisar ninguém. Apenas com a sua ausência, os filhos chegam à conclusão do quanto a amam.

Por causa de sua personalidade forte, Dona Hermínia se torna apresentadora de um programa de TV, que lhe rende uma vida completamente nova, em um apartamento de luxo. No entanto, ela vai precisar enfrentar (Minha mãe é uma peça 2) o vazio que todas as mães enfrentam quando seus filhos decidem sair de casa e viver suas próprias vidas.

Eis que, no terceiro filme, Dona Hermínia terá que se reinventar ainda mais para lidar com as novas famílias de seus dois filhos, já que Juliano vai se casar e Marcelina está grávida de um cara super natureba.

Que horas ela volta?

Val (Regina Casé), uma mulher pobre de Pernambuco deixa a sua filha, Jéssica (Camila Márdila) vivendo com o avô e vai para São Paulo, onde encontra emprego como empregada doméstica na casa de Bárbara (Karine Teles) e José Carlos (Lourenço Mutarelli).

Além de fazer os serviços domésticos para a família de classe alta, ela também cuida de Fabinho (Michel Joelsas), filho dos patrões, que vê em Val uma fonte inesgotável de carinho.

Treze anos se passaram e Val finalmente conquistou a sua independência financeira. Foi então que Jéssica decide prestar o vestibular em São Paulo, no mesmo dia em que Fabinho prestaria.

Acreditando que seria uma oportunidade para recuperar o relacionamento entre mãe e filha, Val pede para os patrões permitirem que ela fique em seu puxadinho, localizado na casa da família.

Jéssica é uma menina de personalidade forte, que não aceita o “seu lugar” como filha da empregada e começa a adentrar a rotina da família como se fosse parte dela.

É então que Val abre os olhos, não só para o fato de que ela pode ter e ser mais do que imagina, como também para o tratamento que ela recebe.  

Faroeste Caboclo

No Dia do Cinema Brasileiro, comemore assistindo os diversos filmes baseados em músicas brasileiras. Faroeste Caboclo é baseado na música de mesmo nome, escrita pelo gênio Renato Russo.

Conhecemos a história de João de Santo Cristo, que cria ódio pelos soldados após ver o seu pai morrer assassinado pelas mãos de um deles. Após perceber que não há nada além de miséria na cercania onde morava, decide buscar uma vida melhor em Brasília.

Lá, conhece um primo distante que está envolvido com tráfico de drogas e se envolve com o crime. Mas, durante uma perseguição, ele invade o quarto de Maria Lúcia (Ísis Valverde), uma menina rica que é filha de um poderoso senador (Marcos Paulo).

Eles se apaixonam e estão dispostos a viver uma vida feliz, no entanto, surge Jeremias (Felipe Abib), um traficante rival que pode colocar felicidade do casal em risco.

Conhecemos a música Faroeste Caboclo de cor e salteado, mas, por meio do filme, as personagens ganham vida e entendemos muitos detalhes importantes.

Se eu fosse você

Cláudio (Glória Pires) e Helena (Tony Ramos) são um casal de classe média-alta que tua rotina muito bem definida. Ele é um publicitário e ela, uma professora de canto.

No entanto, quanto Vênus, Terra e Marte se alinham, houve um evento único, que mudou para sempre a vida do casal: em uma discussão, eles começam a falar a mesma coisa, inclusive o temido “Se eu fosse você…!”

No dia seguinte, eles têm uma surpresa: Helena está no corpo de Cláudio e Cláudio está no corpo de Helena.

Como a rotina dos dois não pode parar, especialmente porque ambos têm compromissos muito importantes, eles precisam aprender a assumir seus novos papeis, sem despertar suspeita.

É então que eles despertam a empatia um pelo outro e os sentimentos, até então superficiais, se tornam cada vez mais profundos.

O Candidato Honesto 

João Ernesto Praxedes (Leandro Hassum) está concorrendo à presidência e, para conquistar votos, participa de diversos esquemas de corrupção, além de contar inúmeras mentiras, como a inusitada perda de um mamilo por conta de um acidente de ônibus.

É então que ele recebe um recado de que sua avó está à beira da morte. Magoada com a desonestidade de seu neto, a senhora faz uma mandinga que o obriga a somente ser honesto.

Agora, a confusão está lançada! Será possível João Ernesto manter as relações políticas e ganhar uma eleição sendo honesto, doa a quem doer?  

De pernas para o ar

Alice (Ingrid Guimarães) é uma mulher de 30 anos que, aparentemente, tem uma vida perfeita. Ela é uma executiva bem-sucedida, casada com João (Bruno Garcia), com quem tem um filho pré-adolescente.

No entanto, ela é uma workaholic que não se interessa pela família e recusa qualquer avanço do marido. Cansado, ele decide se separar.

Acontece que, por uma ironia do destino, ela acaba perdendo o emprego no mesmo dia, graças a uma confusão envolvendo sua vizinha, Marcela (Maria Paula), a dona de um sexy shop falido.

Após descobrir os prazeres dos sex toys, Alice decide aproveitar as suas habilidades de marketing para, ao lado de Marcela, fazer a sex shop decolar, investindo em entregas a domicílio.

Agora, Alice vai precisar esconder os seus “brinquedinhos” e a sua nova vida.

Você gostou de nossas sugestões para o Dia do Cinema Brasileiro? Assista, você não vai se arrepender!

Continue navegando em nosso blog para mais posts cheios de dicas e conhecimentos!

17 de junho: Dia do Funcionário Público Aposentado

O dia 17 de junho é marcado como o Dia do Funcionário Público Aposentado, alguém que dedicou tantos anos de sua vida e seus melhores esforços para as suas funções públicas.

Também serve para homenagear os servidores públicos aposentados que dividiram com todos do seu ambiente de trabalho a sua experiência e sua sabedoria e, certamente, ensinaram muito.

Depois de tantos anos, vem a aposentadoria que, ao contrário do que muitos pensam, não é um período de inatividade, marcada por desconfortos físicos e pela dependência.

Com a expectativa de vida cada vez mais elevada, especialmente em território brasileiro, o funcionário público aposentado tem uns bons anos pela frente, dando grandes oportunidades de realizar sonhos, especialmente aqueles que você guardou na gaveta.

Neste artigo, você vai saber um pouco mais sobre o Dia do Funcionário Público Aposentado e, é claro, como aproveitar ao máximo toda a liberdade que a aposentadoria tem a lhe oferecer!

Funcionalismo público: Uma trajetória de sucesso

O funcionário público, também conhecido como servidor público, é um trabalhador subordinado à uma administração que pertence ao Estado, ou seja, estatal. Pode ser pertencente ao município, estado ou federação.

A carreira de funcionalismo público sempre começa da mesma maneira: prestar um Concurso Público da função que deseja exercer.

O funcionário público, independentemente do setor de trabalho, é essencial para que o país funcione de maneira organizada e a sociedade continue progredindo.

Desse modo, a aposentadoria se torna o encerramento de um ciclo de dedicação, trabalho árduo e muito amor. E o Dia do Funcionário Público Aposentado vem para lembrar de tudo isso.

Saiba mais sobre a aposentadoria

Você sabia que os primeiros funcionários públicos a conquistarem uma aposentadoria foram os dos Correios? Isso aconteceu no ano de 1888.

Outra conquista muito importante para os servidores brasileiros é a Previdência Social. A partir do Decreto 4.682, de 24 de janeiro de 1923, e com a Constituição de 1988, todos os funcionários brasileiros teriam o direito de se aposentar.

Como curtir a aposentadoria

Curtir a aposentadoria é um grande sonho de muitos que trabalharam duro desde muito jovens. Por isso, separamos algumas dicas maravilhosas para você viver feliz como nunca!

1.      Mantenha-se ativo (a)!

Durante a aposentadoria, é normal ter vontade de ficar em casa e ficar recluso. Mas, isso é um grande erro! Manter não só o corpo, mas a mente em atividade é fundamental para uma boa qualidade de vida.

Por isso, é importante praticar atividade física, especialmente em grupos como hidromassagem. Contudo, é importante respeitar os seus limites físicos, para não haver lesões.

Para manter a mente ativa, é importante procurar novos conhecimentos, como um novo idioma, instrumentos musicais, livros, etc.

2.      Não se isole dentro de casa, faça amigos!

Ficar todo tempo dentro de casa faz mal para a mente e para o corpo! Procure, portanto, fazer uma atividade que envolva grupos, como artesanato, zumba, grupos de oração.

3.      Não se esqueça de se divertir!

O lazer não pode faltar para um funcionário público aposentado! Aproveite que há muitos serviços que oferecem preços bons para idosos (ou até de graça!) e assista filmes no cinema, veja peças de teatro, aprenda uma dança nova…

Acima de tudo, lembre-se de que suas férias não têm mais fim e, por isso, invista no turismo. Não pense que você está velho (a) demais para conhecer novas culturas. Quem sabe aquele país que você sempre quis conhecer?

Também é importante ter um hobby, especialmente algum que utilize as suas capacidades motoras e mantenha o seu cérebro trabalhando: pintura, por exemplo.

Na aposentadoria, pode ser maravilhoso ter um amiguinho de quatro patas. Você já pensou em adotar?

Aproveite, inclusive, o programa de Dia do Funcionário Publico Aposentado de sua cidade.

4.      Não tenha medo de gastar o seu dinheiro

É claro que, como bons pais e mães, todos desejam dar uma vida confortável para os filhos e netos.

No entanto, é muito importante ter consciência de que você, nessa etapa da vida, já sustentou os seus filhos, deu-lhes alimento, estudo e tudo o que eles precisavam. Agora é seu momento!

Saiba que o dinheiro que você guardou com muito esforço é SEU e, por isso, você tem todo o direito de usufruí-lo.

5.      Cuide-se!

É claro que, com a aposentadoria, surgem as tão temidas ruguinhas. No entanto, isso não é motivo para se descuidar, pelo contrário! Invista pesado em manicure, dermatologista, cabelereiro, etc., enfim, cuide de você!

É importante que você se sinta bem consigo mesmo (a)!

Você gostou do nosso artigo sobre o Dia do Funcionário Público Aposentado? Comemore bastante, afinal, este é o seu dia! Deixamos aqui toda a nossa gratidão.

Gostou do artigo? Então, continue navegando em nosso blog!

Descubra porque o Dia dos Namorados no Brasil é no dia 12 de junho

12 de junho é o Dia dos Namorados. Com certeza, você já ouviu falar que esta é uma data puramente comercial, certo? Perdão aos mais românticos, mas, sim, é verdade.

Em diversos outros países (aliás, na maioria deles), incluindo em Portugal, o Dia dos Namorados é no dia 14 de fevereiro, no Valentine’s Day, ou Dia de São Valentim.

Entretanto, é claro que esta data não foi colocada em junho por nada, afinal de contas, o Dia dos Namorados é na véspera do famoso “Santo Casamenteiro”. A tradição de transformar Santo Antônio (ou frei Fernando de Bulhões) em mediador para assuntos amorosos veio de Portugal e se espalhou em suas colônias.  

Quando discursava, frei sempre falava da importância do amor e, quando foi canonizado, imediatamente foi relacionado ao papel de casamenteiro. No Brasil, ainda, é um dos santos homenageados durante as Festas Juninas.

Há inúmeras simpatias realizadas em seu nome, desde a “adivinha” que utiliza três papeis com os nomes dos pretendentes e uma bacia com água até os diversos castigos, desde tirar o Menino Jesus de seus braços até colocá-lo de cabeça para baixo.

Você quer saber a verdadeira história do porquê não comemoramos o Dia dos Namorados como o resto do mundo? Confira neste artigo!

História do Dia dos Namorados brasileiro

A história do Dia dos Namorados brasileiro é bem “objetiva”. Tudo começou em 1949, quando o publicitário João Dória (exatamente, pai do ex-prefeito de São Paulo e governador do estado, João Dória Jr.) percebeu que o mês de junho não tinha uma data para fazer o comércio “bombar”.

Como ele era publicitário e tinha a própria empresa, a agência “Standart Propaganda”, a loja Exposição Clipper, um magazine/armazém repleto de lojas, o contratou para melhorar suas vendas, que caíam consideravelmente no mês de junho.

Foi então que Dória pensou se inspirou na troca de presentes comumente realizada no Dia das Mães e lembrou de nosso querido Santo Antônio (que já tinha fama de ser casamenteiro desde sempre) para instituir a data, utilizando como propaganda o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor!” e “Não se esqueçam: amor com amor se paga”.

A propaganda foi considerada a melhor do ano pela “Associação Paulista de Propaganda” e, em pouco tempo, passou a ser um fenômeno nacional.

Conheça o “Valentine’s Day”

O Valentine’s Day, ou Dia de São Valentim, realizado no dia 14 de fevereiro e marca o Dia dos Namorados em todo o mundo.

O costume passou a ser comemorada na Inglaterra desde o tempo dos cavaleiros, no século V. É uma das principais e mais comemoradas datas em muitos países, como Estados Unidos e Japão. Mas, como ela surgiu?

Há algumas histórias ligadas à figura de São Valentim, mas a mais conhecida é a do padre romano que foi condenado à morte no século III por defender o casamento de cavaleiros, algo proibido pelo imperador Claudio II já que, segundo ele, homens solteiros tinham um melhor rendimento no exército.

Como Valentim acreditava que o casamento fazia parte do plano de Deus, realizava cerimônias às escondidas. Diz a lenda que, inclusive, ele casava cavaleiros que não queriam ir para o exército.

 Claudio II descobriu, sentenciou-o à prisão e, nesse meio tempo, Valentim conheceu a filha do carcereiro e se apaixonou por ela. No dia de sua execução, no ano de 270 d.C., Valentim escreveu uma carta à sua amada, assinando “do seu Valentim”.

O tempo passou e São Valentim ganhou notoriedade, sobretudo com o poema inglês, “O Parlamento dos Pássaros”, escrito por Geoffrey Chaucer (1343-1400). Segundo ele, o casamento das aves acontecia perto do dia 14 de fevereiro por ser uma excelente data para o amor cortês.

Coincidentemente, 14 de fevereiro marca a véspera de um festival pagão de três dias, realizado na Roma Antiga em homenagem aos deuses Juno e Pan. O festival chamava-se Lupercalia e marcava o início da primavera e celebrava a fertilidade.

Em 496 D.C. o 49° para da Igreja Católica, Gelásio, iniciou o processo de canonização do mártir e transformou a data de sua morte em um dia para comemorar o amor.  

Será que 12 de junho é melhor do que 14 de fevereiro?

De fato, o comércio ganhou mais movimento no mês de junho graças à data. E, é claro, fevereiro marca o Carnaval, o que ofuscaria qualquer outra data comemorativa.

No entanto, países como o Japão (em que o 14 de fevereiro é o dia em que as mulheres entregam chocolates caseiros para os seus parceiros ou crushs e recebem a retribuição um mês depois, com o White Day) e os Estados Unidos têm um dia bastante efervescente, especialmente no setor de doces.

Para você ter uma ideia, no ano de 2016, os Estados Unidos bateram um faturamento de nada menos do que US$ 19,7 bilhões!

Pode ser incompreensível, mas, cada vez mais brasileiros estão comemorando o Valentine’s Day. É claro que o comércio sabe disso e está impulsionando suas vendas, especialmente flores, chocolates, viagens, etc. Não é estranho pensar que o Brasil tem duas datas para comemorar o Dia dos Namorados?

E você? Prefere o Dia dos Namorados brasileiro ou o Valentine’s Day? Sabia da história destas datas tão importantes para o amor?

09 de junho: Dia da Imunização

No dia 09 de junho comemoramos o Dia da Imunização. Mas, você já parou para pensar no porquê essas gotinhas e “picadinhas” são tão importantes?

Na história da humanidade, há 04 eventos que contribuíram para que a expectativa de vida aumentasse: saneamento básico, criação do antibiótico, outros avanços da medicina e, é claro, a imunização.

Além de comemorar os avanços nessa área, o Dia da Imunização também serve para conscientizar a população, pois as campanhas de vacinação nem sempre conseguem atingir o público-alvo esperado, o que é, certamente, um grande problema de saúde pública.

O Calendário Nacional de Vacinação foi criado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), sendo que as vacinas básicas vão desde que a criança nasce até os seis anos de idade. Em seguida, o PNI recomenda reforços a cada década.

O Brasil tem um dos melhores programas de imunização, pois tem como principal objetivo oferecer a vacinação para todos do público-alvo de certa campanha, também busca incluir novas opções de vacina no calendário e, além disso, também tem uma produção própria de vacinas.

Mas, afinal de contas, qual foi a primeira vacina e como surgiu? Por que é tão importante estar com a carteirinha de vacinação em dia? Neste artigo, você vai saber tudo sobre o Dia da Imunização!

História da Imunização

A história da Imunização começou no ano de 1796, quando o médico britânico Edward Jenner descobriu que, através de estudos, que as pessoas que se contaminavam com o vírus da varíola (um tipo muito parecido com a varíola humana, mas acontecia ao ordenhar vacas, chamada “cowpox”) se tornavam imunes à doença.

Esse tipo de varíola produz um pus. Então, Jenner injetou o pus que possuía na lesão de Sarah Nelmes – uma ordenhadeira que estava com cowpox – em uma criança de 8 anos chamada James Phipps. Ele contraiu a infecção, de forma leve, e se curou dentro de dez dias.

Em um segundo momento, foi injetado no garoto um pus de alguém que tinha varicela e não houve qualquer efeito. Em outras palavras, Phipps estava imunizado. Edward Jenner continuou a fazer o estudo utilizando mais pessoas, publicando em um trabalho chamado “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da Varíola”.

Em 1799, Londres abriu o primeiro instituto vacínico. Já em 1800, a Marinha Britânica passou a aderir à vacinação.

O Marquês de Barbacena (Felisberto Caldeira Brant Pontes de Oliveira e Horta) foi responsável por trazer a vacinação no Brasil, no ano de 1804.

O primeiro Calendário Nacional de Vacinação foi instaurado em 1977 e trouxe quatro vacinas obrigatórias para crianças com menos de um ano de idade:

  • Bacilo Calmette Guerin (BCG), contra tuberculose;
  • Vacina oral poliomielite (VOP);
  • Vacina Difteria, Tétano e Coqueluche (DTP);
  • Vacina contra sarampo.

Importância da Imunização

A vacina, que nada mais é do que uma substância feita a partir do próprio vírus inativo da doença e injetado no corpo, é muito importante para o sistema imunológico. Isso porque ele não reconhece o vírus como morto e cria anticorpos para defender o organismo desse vírus.

Dessa forma, manter a carteira de vacinação em dia, com todas as doses e seus respectivos reforços, assim como as novas vacinas que estão surgindo, é uma maneira de proteger a todos, não importa a idade.  

Em outras palavras, um adulto que tomar todas as vacinas desde criança, quando chegar aos 30 anos de idade, já estará imunizado contra as principais doenças, tais como:

  • Hepatite B;
  • Poliomielite;
  • Rotavírus;
  • Rubéola;
  • Sarampo;
  • Tétano;
  • Tuberculose;

Aliás, o Dia da Imunização também comemora as diversas doenças que foram erradicadas, como a Varíola, a Poliomielite, etc.

Tipos de Imunização

Você sabia que existem vários tipos de imunização? A vacina (ou contrair uma doença) é conhecida como “imunização ativa”. Nela, o corpo produz anticorpos que podem ficar no organismo durante anos.

Já a “imunização passiva” ocorre de forma natural ou artificial. Um exemplo de imunização natural é na gestação, quando a mãe passa seus anticorpos ao feto por meio da placenta. Além disso, a mãe também passa anticorpos por meio do leite materno. Outra forma de imunidade passiva é a transfusão de sangue.

Aplicativo Vacinação em Dia

O Aplicativo Vacinação em Dia para smartphones e tablets é disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Nele, o usuário pode conferir informações sobre o Calendário de Vacinação, além de receber lembretes das campanhas. O próprio usuário cadastra a caderneta de vacinação, sendo que, então, o aplicativo aponta qual é a próxima data de vacinação.

É importante lembrar que a vacina não é prejudicial para as pessoas, pelo contrário, são fundamentais para a manutenção da qualidade de vida.   

Você gostou do artigo? Continue navegando em nosso blog!

08 de junho: Dia do Citricultor

Dia 08 de junho é o Dia do Citricultor, mas, você sabe por que esse dia é tão importante? Ora, o Brasil é um dos maiores produtores de frutas cítricas do mundo inteiro. E não é só isso, também é um dos maiores consumidores do mundo.

Quando falamos de frutas cítricas, aliás, do que você lembra? Provavelmente, você respondeu “laranja”. Isso é completamente normal, pois a laranja é, com certeza, a fruta cítrica mais famosa do Brasil.

O Brasil é responsável pela produção de 80% da produção mundial de suco de laranja, sendo também um grande exportador, especialmente para a Europa e América do Norte.

Graças a este notório sucesso, é justo que os citricultores recebessem um dia para homenagear o seu excelente trabalho. Afinal de contas, essa área do agronegócio é um dos principais motores da economia brasileira e, com certeza, o futuro continuará promissor!

Neste artigo, você vai conhecer a História do Dia do Citricultor e, mais do que isso: saberá os benefícios das frutas cítricas!

História do Dia do Citricultor

O Dia do Citricultor foi instituído no ano de 1969. Entretanto, a história da citricultura no Brasil se relaciona diretamente com a história do nosso país.

As primeiras sementes de laranja doce foram trazidas por volta do ano 1530 pelos primeiros imigrantes portugueses, na Bahia e em São Paulo.

O clima tropical favoreceu a plantação, que acabou gerando frutos maiores, mais doce, suculentos e com um padrão de qualidade superior àqueles que eram produzidos em Portugal.

No entanto, foi apenas a partir da década de 1930 que a citricultura passou a ser comercial, sobretudo nos estados do Sudeste e do Sul do Brasil, além da Bahia, que apresentam maior crescimento.

Com o passar do tempo, a citricultura no Brasil se desenvolveu bastante: com o avanço da tecnologia e com profissionais cada vez mais qualificados, este setor passou a ser cada vez mais respeitado na economia brasileira.

Benefícios das frutas cítricas

Antes de saber sobre os benefícios das frutas cítricas, é importante entender quais são as frutas relacionadas ao Dia do Citricultor: as frutas cítricas são aquelas que possuem um alto valor de Vitamina C (chamado cientificamente de ácido ascórbico). É justamente esta substância que dá às frutas cítricas a acidez tão característica.

Por isso, quando se comemora o Dia do Citricultor, não comemoramos apenas o dia de quem cultiva laranjas, mas sim outras frutas como limão, lima, cidra, tangerina etc.

Aliás, geralmente, quando falamos dos benefícios das frutas cítricas, pensamos apenas na família da laranja e do limão. No entanto, você sabia que, inclusive, frutas como a amora, o caju, o morango, o abacaxi e o maracujá são classificados como frutas cítricas?

As frutas cítricas são ricas em minerais (como, por exemplo, magnésio e potássio), vitamina A, vitaminas do Complexo B, fibras, carotenoides, flavonoides, antioxidantes, substância anti-inflamatória etc. Por conta disso, elas apresentam os seguintes benefícios:

  • Combate os radicais-livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce das células, órgãos e tecidos;
  • A vitamina C é sintetizadora do colágeno, proteína responsável pela firmeza e elasticidade da pele;
  • Previne e combate doenças, não só gripes e resfriados, mas também doenças cardíacas e vários tipos de câncer;
  • Proporciona sensação de bem-estar;
  • Fortalece os ossos e cartilagem;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Atua na saúde da visão;
  • Previne cãibras;
  • Equilibra a pressão arterial;
  • Reduz o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos;
  • Previne o infarto do miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Reduz as toxinas presentes no organismo;
  • Reduz a sobrecarga metabólica;
  • Auxilia na queima de gorduras;
  • Melhora a saúde do intestino, evitando a constipação;
  • Combate a prisão de ventre e desconforto abdominal;
  • Reduz o inchaço na barriga;
  • Diminui os gases;
  • Ajuda no emagrecimento saudável;
  • Deixa a pele bonita;
  • Ajuda a manter o corpo hidratado.

Há, ainda, estudos (alguns bem antigos) que mostram que as frutas cítricas também ajudam no combate ao estresse e à ansiedade.

Inclua frutas ricas em Vitamina C em sua alimentação e aproveite todos os benefícios das frutas cítricas! Lembre-se de que a melhor maneira de consumi-las é ao natural, já que a exposição ao calor (inclusive cozinhar), ar e luz fazem com que elas percam a Vitamina C.

A melhor forma de comer as frutas cítricas é ao natural, sem nenhum processamento, porque a vitamina C se estraga com a luz, ar e o calor.

Você gostou do artigo? Continue navegando em nosso blog!

05 de junho marca o Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia 5 de junho marca o Dia Mundial do Meio Ambiente. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), é uma data especial para voltarmos os nossos olhos para a nossa casa, o Planeta Terra.

Durante muitos anos, acreditou-se que todos os recursos naturais (como carvão, petróleo, gás natural, etc.) jamais se esgotariam.

Mas, com o passar do tempo, a redução desses recursos, comparado às centenas – talvez até milhares! – de anos que leva para produzí-los, mostrou que, se não houvesse uma conscientização, logo estaríamos sem a grande maioria deles.

O Dia Mundial do Meio Ambiente contou com as palavras do Papa Francisco. Segundo ele: “a proteção do meio ambiente e o respeito pela biodiversidade do planeta são temas que dizem respeito a todos nós. Não podemos pretender ser saudáveis num mundo doente. As feridas causadas à nossa mãe terra são feridas que também sangram em nós. O cuidado dos ecossistemas precisa olhar para o futuro, que não fique apenas no imediato, buscando um lucro rápido e fácil. Um olhar cheio de vida e que busca a preservação em benefício de todos”.

A origem do Dia Mundial do Meio Ambiente

No ano de 1972, houve um evento de vital importância para o Meio Ambiente: trata-se da durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, capital da Suécia. Ela teve início no dia 5 de junho e terminou no dia 16.

O dia de abertura desse evento, que reuniu mais de 100 países (entre representantes de governos e Organizações Não-Governamentais), foi instituído como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O maior objetivo da Conferência foi, justamente, fazer com que as nações voltarem seus olhos para os grandes impactos da exploração descuidada dos recursos. Além disso, também tratava de questões como a Chuva Ácida e a poluição do Meio Ambiente.

Aliás, foi o primeiro evento em que os representantes dos países se reuniram para discutir assuntos voltados à preservação do Meio Ambiente.

Porque o Dia Mundial do Meio Ambiente é importante

Você parou para pensar que todos nós estamos interligados ao Meio Ambiente e, por conta disso, dependemos dele? A natureza nos fornece ar, alimentos, água e, é claro, mantém o nosso planeta com condições de ser habitado.

Por conta disso, há uma preocupação crescente quanto aos impactos da ação do ser humano sobre o Meio Ambiente, algo que está diretamente relacionado com o derretimento das geleiras, extinção de várias espécies, desaparecimento de florestas inteiras, etc.

Por isso, é importante que cada governo reveja a maneira que trata a biodiversidade de seu país e mais do que isso: as atitudes de cada cidadão.

Muitas pessoas ainda pensam que é completamente inocente jogar um papel de bala no chão, uma bituca de cigarro… No entanto, toneladas de lixo são depositados sem cuidado na natureza e, em geral, levam muitos e muitos anos para desaparecer.

Durante a Quarentena de Covid-19, ficou evidente que o estilo de vida que o ser humano vem levando até então é completamente nocivo para a natureza e que, conforme a sociedade se recolheu, a natureza foi capaz de se regenerar.

Se nada mudar, o consumo desregrado dos recursos não-renováveis e o desaparecimento de seres muito importantes da biodiversidade pode comprometer a sobrevivência de todos, inclusive a nossa.

Cuidar do Meio Ambiente é um dever de todos

Cuidar do Meio Ambiente é uma questão que está ganhando cada vez mais espaço nas instituições escolares, pois conscientizar as crianças, os cidadãos do futuro, é uma das maneiras mais acertadas de garantir que a natureza continuará preservada para as próximas gerações.

No entanto, não é apenas no governo e na escola que o Meio Ambiente deve ser uma questão importante. Na verdade, apesar do Dia Mundial do Meio Ambiente ser um marco importante, o cuidado com a natureza deve ser algo diário.

Em outras palavras, não basta plantar árvore nesse dia e continuar jogando lixo na calçada, em terrenos baldios, nos rios, etc.

Também é muto importante que cada cidadão cobre o seu governo para se fazer valer as leis ambientais.

Além disso, também é importante não depender 100% dos carros, que são altamente poluentes. É importante também não desperdiçar água, energia elétrica e alimentos.

A Coleta Seletiva também é muito importante para a diminuição de lixo, sobretudo de elementos que demoram centenas de anos para se degradarem. Para você ter uma ideia, o plástico é uma das maiores causas de mortes de seres marítimos.

Com certeza, o Dia Mundial do Meio Ambiente é de extrema importância. Mas também é importante incorporar em nossa vida as diversas lições que aprendemos nesse dia.

Também é necessário dialogar com as crianças, ensinando-as, desde cedo, que as diversas atitudes simples que falamos são decisivas para a manutenção do Meio Ambiente.

Você gostou do artigo? Continue navegando em nosso blog!

Dia Nacional da Educação Ambiental

Dia 03 de junho é o Dia Nacional da Educação Ambiental. Uma data voltada para a preservação da biodiversidade, que nada mais é do que o conjunto de seres vivos da natureza que, especialmente no caso do Brasil, é extremamente rica!

O Dia Nacional da Educação Ambiental foi instaurado pela ex-presidente Dilma Roussef, por meio da Lei 12.633.

Ela surgiu, justamente, para fortalecer as políticas e práticas educativas, que favoreçam a criação de uma sociedade mais sustentável.

No entanto, até que a Educação Ambiental se tornasse lei, foram necessárias várias décadas de trabalho árduo. Nesse artigo, você vai saber tudo sobre o que é Educação Ambiental, sua história no Brasil e no mundo e porque ela é tão importante.

O que é Educação Ambiental?

A Educação Ambiental é definida pela Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA – Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999 “como processo por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial a sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”

Pode-se dizer, então, que a Educação Ambiental é uma das principais formas de preservação do Meio Ambiente, pois tem como objetivo conscientizar o ser humano – protagonista na destruição e, como consequência, também na preservação – sobre a necessidade de preservar a natureza e como as suas ações podem ser destrutivas, algo que prejudica todas as áreas da sociedade.

Assim como o nome já indica, a Educação Ambiental encontra seu alicerce em todos os níveis da educação brasileira, inclusive todas as modalidades.

Desse modo, ela forma pessoas que sejam capazes de atuar na luta pelos direitos e também decidir, de forma mais assertiva, sobre as questões socioambientais do ambiente onde elas estão.

Isso é muito importante porque, apesar da Educação Ambiental estar focada na educação, ou seja, no ambiente escolar, um dos maiores objetivos é que ela se espalhe para a sociedade.  

A Educação Ambiental no Brasil e no mundo

No mundo, a Educação Ambiental se iniciou nos anos 70, quando começou a preocupação com os recursos esgotáveis, ou seja, recursos naturais não-renováveis como o petróleo e o carvão, muito usados na produção de energia.

Até então, as indústrias usavam estes recursos de maneira desenfreada, além de impactarem de maneira muito negativa o Meio Ambiente, sobretudo com a poluição dos rios e da atmosfera nas grandes cidades.

Muitas conferências foram realizadas com o objetivo de conscientizar os governos sobre a importância da Educação Ambiental, tais como:

  • Conferência de Estocolmo, na Suécia (1972): Onde foi proposto um programa a nível mundial que tinha como objetivo educar o cidadão comum sobre a maneira com a qual se relaciona com o Meio Ambiente;
  • I Seminário Internacional de Educação Ambiental, em Belgrado, na Sérvia (1975): onde é proposta uma nova forma de educação, que busca envolver toda a comunidade escolar e a sociedade em prol do desenvolvimento de novos conhecimentos e valores que sejam capazes de melhorar a relação com o Meio Ambiente;
  • Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental, em Tbilisi, na Geórgia (1977): onde a Educação Ambiental é reconhecida como fundamental para o bem-estar da comunidade e o melhor desenvolvimento humano.

No Brasil, porém, a Educação Ambiental apenas ganhou forma na década de 90, com a criação da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a ECO-92, realizada no Rio de Janeiro no dia 3 de junho de 1992 e que ficou conhecida como Rio 92 e Eco 92.

Já no ano de 1999 houve a criação da a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA, Lei 9.795/99), que descrevia a importância da Educação Ambiental não só na sala-de-aula, mas também por meio de políticas públicas.

Atualmente, o foco é o Dia Nacional da Educação Ambiental, no entanto, é possível que, no futuro, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ou LDB, torne a Educação Ambiental obrigatória, como uma disciplina.

Porque o Dia Nacional da Educação Ambiental é importante

Longe de ser apenas uma “data”, o Dia Nacional da Educação Ambiental é importante porque tem como objetivo formar cidadãos conscientes. Isso é fundamental para construir uma sociedade que seja sustentável.

Lembrando que a sustentabilidade nada mais é do que a capacidade de conservar, ou sustentar um sistema. Em outras palavras, é um equilíbrio entre suprir as necessidades humanas, ao mesmo tempo em que se preserva os recursos naturais.

Com isso, instaurar o Dia Nacional da Educação Ambiental e, posteriormente, criar uma disciplina voltada à Educação Ambiental em todas as instâncias da educação é uma questão de sobrevivência.

É importante lembrar que, em relação à preservação do Meio Ambiente, as atitudes de cada um fazem toda a diferença!

Você gostou do artigo sobre o Dia Nacional da Educação Ambiental? Sabia de sua importância? Continue navegando em nosso blog!

Como ganhar dinheiro durante o Isolamento Social da COVID-19?

Ganhar dinheiro durante o Isolamento Social tornou-se um desafio para muitas pessoas que perderam o emprego, estão com a jornada de trabalho reduzida, etc.

No entanto, com um pouco de boa vontade e criatividade, é possível espantar a crise financeira causada pela pandemia de Coronavírus!

Felizmente, há diversas maneiras de ganhar uma Renda Extra na Quarentena, desde vender on-line até trabalhar com o crescente Mercado de Afiliados.

É óbvio que, talvez, você precise ter alguns gastos no início, pois é necessário um aparelho (computador ou smartphone) que tenha conexão com a internet.

Com certeza, você tem pressa, não é mesmo? Sem mais delongas, saiba as melhores maneiras de ganhar dinheiro durante o Isolamento Social!

Faça refeições, salgados, bolos e doces para vender!

Você sabe cozinhar? Então, faça refeições, salgados, bolos e doces em geral para vender!

Como as pessoas estão “confinadas” em casa e a maioria dos restaurantes fechados, permitindo apenas retiradas e entregas, um dos setores da economia que simplesmente decolou é, justamente, fazer alimentos para vender.

Há duas maneiras muito interessantes de ganhar Renda Extra na Quarentena com alimentos:

  1. Fazer refeições, salgados, bolos e doces para vender para os vizinhos e pessoas mais próximas.

Com um pouco mais de cuidado e um meio de transporte próprio, pode ser possível, inclusive, fazer entregas;

  • Abrir o seu “restaurante” no Ifood, Uber Eats, etc.

Aplicativos de delivery de alimentos estão fazendo o maior sucesso! Na verdade, você não precisa ter um restaurante como conhecemos, pois é possível, sim, cozinhar em casa e vender pelo Ifood!

E nem precisa ter um cardápio gigantesco. Se você escolher vender refeições, por exemplo, ter uma opção de “prato do dia” já quebra o galho.

Venda as coisas que você não usa mais

Aproveite que você está em casa para separar o que você não usa mais e/ou aquelas coisas que você comprou por impulso, mas sequer abriu. Você ponde vender roupas, livros, sapatos e muito mais!

É possível vender em suas Redes Sociais, nos grupos do Facebook destinados à venda e, é claro, em lojas virtuais como o “Enjoei” e o “Mercado Livre”.

Venda artesanato

Você tem alguma habilidade manual? Que tal começar a fazer artesanato para vender? Aliás, você sabia que é possível vender artesanato on-line?

O Elo7 é um site destinado às vendas de produtos artesanais tais como tapetes, enfeites para festas, roupas, acessórios, etc.

Se você sabe costurar, por exemplo, que acha de fazer um kit de máscaras e vender pelo Elo7? Dessa forma, você ajuda as pessoas a se proteger e ainda ganha uma Renda Extra na Quarentena!

Trabalhe com delivery

Você tem um meio de transporte? Então, que acha de pegar carona com o setor que mais cresce durante o Isolamento Social? Sim, estamos falando do mercado de entregas, o famoso delivery!

É possível trabalhar tanto com aplicativos (Ifood e Uber Eats, por exemplo), como também juntar-se à equipe de entregas de um supermercado ou restaurante.

Seja uma revendedora

Com a Pandemia, muitas pessoas estão aproveitando para cuidar da beleza. Esse é um dos setores, aliás, que nunca para de crescer!

Você pode tornar-se uma revendedora Avon, Natura, Eudora, Jequiti, Mary Key, etc. Enfim, as possibilidades são inúmeras!

Venda serviços e conhecimentos nas Plataformas Digitais

As Plataformas Digitais são 100% destinadas às vendas de serviços e infoprodutos na internet.

Em primeiro lugar, é importante esclarecer o que são esses infoprodutos. Ora, nada mais são do que os produtos digitais, tais como e-books, videoaulas, podcasts, scripts, aplicativos, etc.

Na grande maioria das vezes, os Infoprodutos são destinados a ensinar alguma coisa. Entretanto, não se preocupe, pois não é preciso ter formação naquilo que você ensina, basta ter aptidão!

E, acredite, há infoprodutos sobre, literalmente, tudo o que você pode imaginar! Artesanato, cozinha, canto, costura, dança, idiomas, etc. Confira algumas plataformas para você investir:

  • Getninjas: É uma plataforma onde o cliente contrata serviços online;
  • 20Conto: Nesta plataforma, pequenos serviços são comprados e vendidos a partir de R$20,00;
  • 99Freelas: A plataforma possui os mais variados serviços, no entanto, a grande maioria é digital, por exemplo: administrar Redes Sociais, escrita de artigos, programação, criação de vídeos, design, etc.
  • Hotmart: A plataforma trabalha com hospedagem de cursos e e-books, sendo que ela garante o pagamento;
  • Udemy: Assim como a Hotmart, é possível hospedar o seu infoproduto e ganhar uma renda extra na Quarentena!
  • Eduzz: Esta plataforma é focada em cursos e em e-books, também trabalhando com produtos físicos.  

Seja um Afiliado

Você conhece o Programa de Afiliados? Nele, você se torna um tipo de vendedor online, em outras palavras, você vende um infoproduto produzido por alguém e ganha uma comissão por cada venda.

Não precisa, necessariamente, ter um blog para divulgar os infoprodutos nos quais você se afiliou. Basta postar em grupos de Redes Sociais, por exemplo.

Ganhar dinheiro durante o Isolamento Social é possível e pode deixar a sua vida mais confortável!

No entanto, lembre-se de que a Quarentena é uma situação delicada e, por isso, é importante tomar os devidos cuidados: utilize máscara de proteção; lave as mãos e leve álcool gel na bolsa; troque de roupa e tome um banho assim que chegar; não entre em casa com o sapato que usou na rua.