Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/redetopgas/www/wp-includes/functions.php on line 6114
18 de julho de 2020 – Rede Top Gás
Rede Top Gás

Saiba tudo sobre a nova temporada do MasterChef Brasil!

O MasterChef Brasil já é o queridinho dos brasileiros desde a sua primeira edição, em 2014. De lá para cá, tivemos 6 temporadas com amadores, além de spin-offs: A Revanche, Júnior e 3 temporadas de MasterChef Profissionais.

Desde o início da pandemia de Coronavírus, houve muita especulação sobre o destino do reality show. Mas, para a alegria dos fãs, a sétima temporada o MasterChef Brasil retorna hoje, dia 14 de julho, às 22:45, totalmente repaginado e com muito “tômpero” e “creatividad”, como diz o nosso francês favorito, Érick Jacquin.

Leia o artigo até o final para ficar por dentro de todas as novidades dessa edição cheia de novidades!

Veja como a pandemia de Covid-19 afetou o formato do MasterChef

Como em todo mundo, a pandemia de Covid-19 vem afetado nosso estilo de vida. É claro que o Masterchef Brasil não poderia ser diferente: o formato tradicional teve que ser substituído para que o reality pudesse acontecer. Segundo a diretora do programa, Marisa Mestiço, a preocupação com a segurança de todos os envolvidos foi prioridade: 

– O desafio era conseguir manter um ambiente seguro para todos. A pandemia veio na hora em que estávamos na pré-produção. Levamos 60 dias para ver como faríamos – conta.

A seleção, que já estava acontecendo, passou a ser feita online.

Era preciso criar um formato que mantivesse as normas e protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), especialmente a higiene e o distanciamento social. Por isso, o cenário do programa foi reformado a fim de evitar o contato entre os participantes.

As bancadas foram organizadas para ter uma distância de um metro e meio entre cada uma delas. O conhecido mezanino foi ampliado para evitar risco de aglomeração.

Para que esse distanciamento fosse possível, o programa apostou em um formato novo, com 8 participantes em cada programa. 

Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin, os queridos jurados do programa, terão uma bancada própria. Além disso, cada participante deve fazer três pratos da receita, já que os jurados não poderão compartilhar o mesmo prato.

As regras de distanciamento social estão sendo seguidas por todos no estúdio. Jacquin, inclusive, disse que parece um MasterChef da Europa, já que ninguém se abraça. Mas ele garante que o “tômpero” brasileiro continua forte.

Para manter a proteção dos participantes, jurados e de toda a equipe, a equipe do MasterChef Brasil ainda conta com uma comissão multidisciplinar, composta por médicos, infectologistas e demais profissionais da área, que serão responsáveis pela aplicação de medidas preventivas em todos os estágios da produção.

Saiba como será o novo formato do MasterChef Brasil

É claro que a principal mudança no novo formato do MasterChef Brasil será que não haverá uma grande final e um grande campeão. Segundo Ana Paula Padrão: “Cada episódio se resume nele mesmo. A cada programa, teremos oito participantes para reduzir o tempo das pessoas dentro do estúdio. Com isso, conseguimos ter muito mais gente participando, muito mais sonhos realizados e um campeão por episódio”.

O campeão de cada episódio ganhará o valor de R$ 5 mil em dinheiro e presentes dos patrocinadores. A cada semana, uma instituição de caridade também receberá o mesmo valor.

Ana Paula Padrão ainda complementa: “Então, aqueles concorrentes que estavam acostumados a estudar a competição, não terão mais essa chance.” De acordo com a apresentadora, “Não teremos mais provas em dupla ou em grupo também. Cada um mostra seu trabalho sozinho. Os participantes não conseguirão criar aliados. Confesso que fiquei receosa se o público conseguiria estabelecer uma empatia com os participantes num só programa, mas durante as gravações, vi que é diferente. Por algumas pessoas eu me apaixono de cara”

Para evitar aglomerações, ninguém vai para o mezanino, já que todos cozinharão ao mesmo tempo. De acordo com a apresentadora, esse formato dá mais emoção e haverá uma preocupação maior com o tempo.

Afinal de contas, não haverá segunda chance, provas em equipe, muito menos tempo de aproveitar de uma aliança com os participantes mais fortes.

De acordo com Marisa Mestiço, a edição do MasterChef Brasil já tem seis episódios gravados, mas a ideia é exibir a atração até o fim do ano, dependendo de como a pandemia estiver: “Ainda não temos um número fechado de programas. Nós vamos trabalhar com a realidade que nos é imposta pela Covid-19.”

Segundo Erick Jacquin, o novo formato do MasterChef Brasil faz o jogo ficar mais difícil: “Tem tudo neste “MasterChef’’. É um verdadeiro concurso de cozinha. É o cozinheiro com ele mesmo. E continuamos exigentes. O participante terá que dar tudo de si no mesmo dia. É bom ou ruim na hora. Não tem segunda chance. O nosso paladar é justo. Tem que ter bom “tompero’’”.

Pratos que podem ser replicados em casa

Uma grande diferença entre as temporadas anteriores e a edição de 2020 é a aposta em pratos mais acessíveis. Segundo Paola Carosella, “As provas foram pensadas para a apresentação de pratos mais populares, e isso é muito mais rico, porque você vê o que realmente acontece na casa das pessoas. São receitas mais acessíveis.”

A ideia de pratos mais acessíveis é importante, pois aproxima o programa da condição dos brasileiros, especialmente aqueles que foram afetados pela crise. 

Henrique Fogaça afirma que essa ideia foi inspirada na mudança de comportamento do brasileiro durante a quarentena, já que muitos foram para a cozinha e descobriram os seus “dotes culinários”:

“Todas as temporadas tiveram temas mais e menos acessíveis. Mas nesta edição, temos mais provas em que o público conseguirá reproduzir os pratos. Acho que nesse momento de quarentena, muita gente foi obrigada a cozinhar e acabou se encontrando ali. Penso que nosso papel é mostrar também que a cozinha pode ser um refúgio, pode ser caseira e acessível a todo mundo.”, diz o jurado.

Veja quais são os famosos que participarão do MasterChef Brasil

A Caixa Misteriosa, prova já conhecida pelos fãs do MasterChef Brasil, também terá um tômpero a mais: a participação de famosos de diversos estados brasileiros, que desafiarão os concorrentes a fazerem pratos típicos de seus estados.

Na edição do da 14 de julho, por exemplo, teremos a participação de Ivete Sangalo e da culinária baiana.

As edições futuras terão a presença de famosos como Thiaguinho, Tirulipa, Fernando e Sorocaba, Fafá de Belém, Wesley Safadão, Dilsinho, Elza Soares, Alcione, Joelma, Pabllo Vittar, Claudia Leitte e Nando Reis.

Você gosta do MasterChef? Continue navegando em nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades sobre o reality e sobre alimentação!