Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/redetopgas/www/wp-includes/functions.php on line 6114
29 de setembro de 2020 – Rede Top Gás
Rede Top Gás

Gás De Cozinha no Brasil e no mundo

Gás De Cozinha

Olá amigos que leem o nosso blog, tudo bem com vocês? Vamos falar hoje sobre o surgimento do Gás de Cozinha e como ele entrou nas cozinhas de todas as pessoas pelo mundo e em especial no Brasil.

Gás De Cozinha

Então, vamos falar de um produto que está presente em milhares de lares em todo território nacional, uma energia limpa que garante o preparo de refeições de mais de 95% dos lares das famílias brasileiras. O gás de cozinha é utilizando também no comércio, na indústria, em restaurantes, hotéis, cozinhas industriais, aquecimento de piscinas, e muito mais.

Como pode-se ver, o gás é um produto que faz parte de nossas vidas e que quase não é percebido a sua utilidade.

Mas, como nosso artigo é para contar onde surgiu o gás e como ele passou a fazer parte dos lares dos brasileiros e demais famílias pelo mundo a fora, vamos ao que interessa.

Importância do GLP em nossas vidas

A importância do fogo em nossas vidas, não se discute.

Sabe-se que o uso do fogo remonta milênios, desde uma época que não podemos datar, mas há muitas provas de que já era usado na Europa e na Ásia na Era do Paleolítico e na Era do Neolítico, nada mais nada menos que há cerca de 500.000 a.C.

Do mesmo modo fazer fogo e utilizá-lo de maneira produtiva para a humanidade, foi fundamental para o início da civilização. A partir do domínio do fogo, foi possível a criação e produção de utensílios de cerâmica, metais, ferro e ligas metálicas como o bronze.

O GLP no mundo

Até o ano de 1200, a única fonte de energia era a madeira, o combustível gerador de calor e luz.

Em nossa história, sabe-se que após a invenção do alto forno no século XIV, passou a usar o carvão vegetal como energia, devido a sua melhor eficiência.

O petróleo já havia sido descoberto desde a idade antiga, porém não muito utilizado como combustível pois o homem não sabia como extraí-lo do solo.

A primeira mineração do petróleo foi em 1742, na Alsácia (limite da França com a Alemanha).

Em 1859, na Pensilvânia, Estados Unidos, foi aberto o primeiro poço mais profundo para a exploração de petróleo, com a produção de 19 barris por dia.

O petróleo passou então a ser utilizado em larga escala, substituindo os combustíveis disponíveis, principalmente o carvão, na indústria, e os óleos de rícino e de baleia na iluminação.

Com o surgimento dos motores a explosão, no final do XVIII, começou-se a empregar frações até então desprezadas do petróleo e suas aplicações se multiplicaram.

Em 1907, o alemão Herman Blau, inicia o processo de engarrafar o gás, resultante do craqueamento do óleo.

O primeiro gás liquefeito de petróleo – GLP, foi produzido nos Estados Unidos, na refinaria de Riverside Oil Co. em 24 de dezembro de 1910, a produção foi de 200 galões. Na Pensilvânia, em 1911, a indústria de corte de aço, utiliza o GLP para alimentar os maçaricos de corte.

A primeira instalação para o uso da gás de cozinha em uma residência, ocorreu na Pensilvânia, no ano de 1912. Após isso, viu que seria uma ótima fonte de energia para produção dos alimentos nas residências de todos os lares em diversos lugares pelo mundo.

O GLP no Brasil

Por incrível que possa parecer, o GLP no Brasil, surgiu após uma tragédia ocorrida nos Estados Unidos. Foi em 1937, na cidade de Nova Jersey, o dirigível Zappelin, se preparava para pousar, pegou fogo, matando milhares de pessoas. Após esse acidente, as pessoas não confiaram mais no transporte e pararam de utilizá-lo.

O Brasil, na época, tinha uma base para dirigíveis, no Rio de Janeiro com grande estoque de propano, que era o combustível utilizado nos motores do Zappelin.

Como o trágico acidente, que abalou a confiança nos EUA como no Brasil, sobre o uso do Zappelin nos transportes de passageiros.

Com o acidente, o estoque de propano acabou sobrando, com isso, em 30 de agosto de 1937, o imigrante austríaco Ernesto Igel, bolou um jeito de aproveitar esse estoque de propano.

Ele fundou a Empresa Brasileira de Gás a Domicílio LTDA, conhecida hoje como ULTRAGAZ, e começou a envasar o gás e vender a domicílio.

Com a fundação de Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, em 1940, onde ela servia e serve até hoje na elaboração, implementação e fiscalização de normas técnicas.

Os fogões a gás no Brasil

Os primeiros fogões, foram produzidos no Brasil na década de 40, pois os únicos que existiam até então, eram os que vinham de outros países.

As tubulações de gás, no entanto, eram restritas aos bairros mais centrais das grandes cidades. Para a população que ficava fora desses núcleos, as opções para cozinhar ou esquentar a água eram em geral, lenha, carvão ou querosene.

No período da segunda guerra mundial, o comércio se torna problemático, mas o fornecimento do GLP é assegurado aos clientes.

Em 3 de outubro de 1953 a Petrobras é constituída, quando Getúlio Vargas sanciona a Lei nº 2204. (www.petrobras.com.br) Começa a produção de GLP e de fogões para uso com o GLP. Dessa época em diante, começaram a surgir outras companhias no ramo, até então explorado apenas pelas duas empresas.

Atualmente no Brasil, existem várias empresas engarrafadora do gás GLP, sendo as mais conhecidas a SuperGasbras, Ultragaz, Nacional Gás, Copagaz, Liquigas e Fogás.

Espero que tenham gostado desse breve histórico sobre o Gás de Cozinha.

Um forte abraço a todos, e fique ligado que toda semana tem mais novidades aqui no Blog.