Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/redetopgas/www/wp-includes/functions.php on line 6114
16 de novembro de 2021 – Rede Top Gás
Rede Top Gás

Conheça os benefícios do inhame para a saúde!

Normal 0 21 false false false PT-BR JA X-NONE

Você conhece os benefícios do inhame para a saúde? Comparado aos outros tubérculos como
batata, cenoura, mandioca, beterraba e batata doce, o inhame ainda não tem a
fama que merece. Se este alimento não tem destaque na sua mesa, sabe que você
está perdendo muitas doses de energia, fibras e vitaminas.

O inhame é um tubérculo pequeno e que se assemelha à uma batata doce. Pode
ser cor de marfim, roxo ou amarelo. Faz parte do grupo dos carboidratos
complexos, ou seja, aqueles que possuem uma digestão lenta e não alteram o
nível de glicose na corrente sanguínea.

Sua aparência não é das melhores, é claro. Entretanto, em sua tabela
nutricional existem vários nutrientes que podem melhorar a sua saúde – e o
melhor de tudo é que, em cada 100g, encontramos apenas 97 calorias.  

Destacam-se as fibras, o cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, zinco e
vitamina B1, B6 e C.

Por conta disso, os benefícios do inhame se estendem à
diversas funções do corpo, inclusive o famoso aumento da imunidade, que fez o
inhame ser conhecido como um dos principais aliados na melhora do quadro de um
paciente com dengue.

Neste artigo, você vai conhecer os benefícios do inhame para a saúde, além
de descobrir qual é a melhor maneira de consumir o inhame.

Quais são os benefícios do inhame?

1. Ajuda o sistema respiratório

Segundo estudos feitos com pacientes que sofrem de doença pulmonar crônica (doença que prejudica a passagem do ar e prejudica a respiração) comprovam que o inhame ajuda não apenas quem sofre de DPOC, mas que os benefícios do inhame ajudam na respiração de um modo geral.

2. Benefícios do inhame para o sistema cardíaco

Rico em vitamina B6, em potássio e fitoesterois, existem diversos benefícios do inhame que ajudam a melhorar a saúde do coração:

  • Quebra a homocisteína, que causa danos às paredes dos vasos sanguíneos e que pode causar ataques cardíacos;
  • Regula a frequência cardíaca;
  • Regula a pressão arterial;
  • Previne a hipertensão;
  • Diminui a absorção o colesterol.

3. Benefícios do inhame para o emagrecimento e aumento da massa magra

Os benefícios do inhame para o emagrecimento e para o aumento da massa magra são diversos! Isso porque é rico em fibras, e também é um carboidrato complexo.

Assim, quem consome inhame fica saciado por mais tempo, evitando as famosas beliscadas. Mas não é só isso: já que o inhame reduz os níveis de glicose na correte sanguínea e, consequentemente, controla a produção de insulina, o organismo não vê necessidade de estocar gordura abdominal, ao mesmo tempo em que o tubérculo ajuda a reduzir a gordura corporal.

Você sofre com a falta de energia durante os treinos de força e de impacto? Então, experimente consumir inhame! Por ser um carboidrato, você terá toda a energia necessária para treinar do começo ao fim com força total!

No fim do treino, o inhame também atua no relaxamento dos músculos.

O inhame também possui propriedades anti-inflamatórias e, por isso, faz um verdadeiro detox no organismo: reduz as toxinas e o acúmulo de líquidos no corpo, o que ajuda até a diminuir a celulite.

4. Previne a anemia

Quem tem anemia ainda pode aproveitar os benefícios do inhame: fonte de ferro, auxilia no transporte de oxigênio. Além disso, é rico em cobre, vitamina B6 e C, que ajuda a produzir hemoglobina, beneficiando as células que formam o sangue.

Portanto, o inhame é um grande aliado para prevenir os riscos do desenvolvimento de anemia.

5. Previne doenças como o Mal de Alzheimer e o Câncer

Além de problemas relacionados à anemia, há outras doenças consideradas sérias que podem ser evitadas com o inhame:

  • Mal de Alzheimer: O inhame ajuda a manter os níveis de DHEA elevados – levando em consideração que a redução desse hormônio é uma das principais causas dessa doença.
  • Câncer: Rico em antioxidantes (especialmente betacaroteno e vitamina C), o inhame previne a oxidação das células causadas pelos radicais livres e, consequentemente, também evita a criação de células cancerígenas.
  • Envelhecimento precoce: Uma menção honrosa do inhame é pelo fato de que a função antioxidante do inhame também evita o envelhecimento precoce, o que beneficia a saúde e a aparência da pele.

6. Ajuda a melhorar a saúde feminina

As mulheres podem aproveitar – e muito – os benefícios do inhame!

O inhame repõe hormônios fundamentais para a saúde feminina, especialmente o estrogênio e diogesnina. Por isso, o tubérculo não apenas melhora a fertilidade como também reduz os sintomas da TPM, a cólica menstrual e ameniza os sintomas do começo da menopausa.

7. Melhora a imunidade

O inhame auxilia na eliminação das toxinas no suor e na evacuação. Além disso, as vitaminas do complexo B e vitamina C também ajudam a melhorar a imunidade, especialmente por ajudar na produção de anticorpos.

8. Auxilia no sistema digestivo

Por ser rico em fibras, o inhame melhora o funcionamento do trato intestinal. Uma das principais vantagens é a prevenção da prisão de ventre. Além disso, o inhame também melhora a digestão.

Qual a melhor maneira de consumir inhame?

Algumas pessoas têm dúvidas se deve consumir o inhame cru, pois pode haver o risco de alergias. Isso depende: se for o cará, você pode, sim, consumir cru, além de utilizar em receitas de bolos e pães. Se você tem pedras nos rins, evite!

Agora, se for o taro, não consuma cru em hipótese alguma. Por outro lado, não tem problema em consumir cozido.

Recomendamos consumir uma porção por dia para aproveitar todos os benefícios do inhame! Pode cozinhar, assar ou ainda fazer no vapor. Existem várias receitas que podem ser utilizadas para aproveitar todos os benefícios do inhame sem cair na rotina!

O inhame deve ser evitado por grávidas e lactantes. Diabéticos também devem tomar cuidado com o inhame, pois é um carboidrato – nesse caso, não significa que não deve parar de comer, pelo contrário, porque é rico em fibras.

Você gostou do nosso artigo sobre os benefícios do inhame? Acrescentando este maravilhoso tubérculo na sua rotina alimentar, com certeza a sua imunidade vai aumentar e muito!